Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Retrospectiva 2019: Os 'causos' mais inusitados do futebol pernambucano em 2019

Diego Borges
Diego Borges
Publicado em 28/12/2019 às 12:10
Torcedor do Náutico fez homenagem ao árbitro Leandro Pedro Vuaden, com direito ao número do minuto do pênalti polêmico na camisa. Foto: Reprodução / Redes Sociais.
Torcedor do Náutico fez homenagem ao árbitro Leandro Pedro Vuaden, com direito ao número do minuto do pênalti polêmico na camisa. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

Nem só de grandes jogos viveu o futebol pernambucano em 2019. Alguns episódios, inclusive, são considerados dignos de dar inveja a qualquer contador de 'causos', figuras típicas da cultura nordestina, contadores de histórias das mais inusitadas.

Entre o folclore e eventos fatídicos, o futebol pernambucano reeditou algumas situações, inventou outras, mas seguiu com grande atrativo dentro e fora dos gramados para os torcedores.

10 - A força do boné de Wallef

Com a altura de 1,83m, o goleiro Wallef se destacou nos jogos realizados pelo Afogados da Ingazeira contra o Trio de Ferro, Náutico, Santa Cruz e Sport. Fosse por boas defesas, mas também pelo inseparável boné, utilizado até nos jogos noturnos pelo atleta.

Entre eles, o jogo que marcou a classificação da Coruja contra o Santa Cruz no Arruda, quando Wallef defendeu duas cobranças na decisão dos pênaltis para uma vaga na semifinal do Campeonato Pernambucano. A classificação foi dedicada ao pai do jogador, que faleceu uma semana antes da fatídica partida.

 

Wallef brilhou na noite histórico para o Afogados. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

 

 

9 - O 'divórcio' entre Magrão e o Sport

"Avião sem asa, fogueira sem brasa", a música 'Fico Assim Sem Você', da dupla Claudinho e Buchecha, poderia embalar grande parte da história de mais de uma década vivida pelo goleiro Magrão com o Sport. Mas a história de amor e idolatria chegou ao fim em 2019, pelo menos dentro dos gramados.

Após a derrota para o Santa Cruz no único Clássico das Multidões do ano, onde o goleiro falhou no lance do gol de Allan Dias, Magrão perdeu espaço na equipe para o jovem Mailson e não se reapresentou ao clube após a pausa da Série B na Copa América.

As notícias pipocaram e o JC publicou em primeira mão o anúncio da aposentadoria do goleiro, que acionou o clube na Justiça cobrando dívidas de salários atrasados, gerando um descontentamento de parte da torcida rubro-negra, que sonhava com uma despedida em grande estilo, com jogo festivo e estátua para o atleta mais vitorioso da história do Sport.

 

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

 

8 - Gramado do Áureo Bradley

Por falar em Campeonato Pernambucano, os gramados também chamaram a atenção na competição. Principalmente do do Estádio Áureo Bradley, em Arcoverde, sede da equipe do Flamengo. Antes da partida contra ao time da casa, o departamento de futebol do Santa Cruz fez denúncias sobre o estado da cancha de jogo, que em diversos espaços sequer havia grama, além da proximidade entre as linhas e os muros de limite do equipamento.

Após o jogo, o técnico Leston Júnior, então comandante Tricolor, apontou o estado do gramado como 'inadmissível', e foi rebatido pelo Presidente da Federação pernambucana, Evandro Carvalho, que alegou que não deveria "dar satisfação a treinador" pela vistoria.

7 - Invasões de campo

Até o início da década de 1990, era bastante comum o futebol pernambucano apresentar cenas de invasão de gramado, sobretudo para festejar a conquista de um grande título. E em 2019, dois episódios resgataram um pouco desse ar 'romântico' do futebol, apesar da proibição pelas leis que regem o esporte, com previsão de multas.

No Náutico, o recém reformado Aflitos não conteve a euforia pelo acesso de volta à Série B, mas a festa veio acompanhada de multa pelo STJD. No Sport, a invasão de campo também aconteceu pelo acesso, só que para a Série A, no entanto não foi notificada pela arbitragem da partida.

 

RB, náutico, aflitos, torcida Com estádio lotado, a torcida invadiu o gramado no jogo do acesso. Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

 

6 Jogadores quase 'nus' nos dois acessos

E se teve invasão, também teve torcedor querendo 'guardar' algum material de jogo dos jogadores para recordação. Mas até passaram dos limites e dexaram alguns atletas praticamente sem roupa dentro de campo, como o volante Jimenez, do Náutico, e o lateral Norberto, do Sport.

Houve até quem confundisse torcedor nas imagens qu estaria 'pelado', mas não passou de uma ilusão de ótica pela cor da bermuda vestida na ocasião. O que não foi ilusão foi a perda da chuteira do volante Maylson, que torcedores devolveram e foram recompensados pelo atleta.

 

Foto: Klisman Gama/JC

 

5 - O tombo em Tombos

Os torcedores mais supersticiosos do Sport conhecem bem a tônica que diz que o clube tem a estigma de não se sair muito bem com nomes incomuns como adversários, seja com jogadores ou clubes. E contra a Tombense, pela Copa do Brasil, a 'piada' parecia já vir pronta e embalada logo no sorteio dos confrontos da competição.

Na eliminação, na cidade de Tombos-MG, não faltaram piadocas dos torcedores rivais, com o 'tombo' rubro-negro na competição. A eliminação, inclusive, foi fundamental para o pedido de demissão do técnico Milton Cruz, que deu lugar a Guto Ferreira, pivô no acesso para a Série A.

4 - Torcedor indo de bicicleta até o Maranhão

Torcedores folclóricos não representam novidades em Pernambuco, mas o alvirrubro Gustavo Tiburtino ficou marcado após percorrer mais de 1.500 Km sobre a sua bicicleta, entre Recife e São Luís para acompanhar a decisão da Série C de Náutico e Sampaio Corrêa.

Com direito a volta olímpica no Castelão sobre a bicicleta, o torcedor ainda ganhou uma nova do elenco alvirrubro e declarou ao JC ter vivido 'um dia de rei'.

 

Gustavo Tiburtino viajou até São Luís na sua bicicleta para acompanhar o Náutico ser campeão da Série C. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

 

3 - O Timbu de Chernobyl

O ano de 2019 também reforçou laços para o Náutico fora dos gramados. Até o mascote, que mudou de roupagem, largando a antiga aparência de 'bonzinho' para a de 'malvado'. Não demorou para o novo Timbu ser associado com a cidade de Chernobyl, sede de um dos maiores desastres radioativos da história da humanidade.

O sucesso foi tão grande, que materiais de publicidade foram comercializados e as crianças alvirrubras não se incomodaram com a aparência assustadora, porém carismática. E até mesmo entre os jogadores, uma das principais brincadeiras entre os atletas durante a festa do acesso foi vestir a cabeça do mascote no vestiário.

 

Mascote caiu nas graças do torcedor alvirrubro. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

 

 

2 - Pipicão

Na partida de estreia do Campeonato Brasileiro da Série C, o Santa Cruz perdia para o Treze-PB pelo placar de 2x0, até que um cachorro invadiu o gramado e roubou a cena, correndo atrás da bola, até ser retirado com carinho pelo goleiro Anderson.

Curiosamente, o Tricolor se restabeleceu no jogo e conseguiu o empate após o episódio, evitando a derrota na estreia. Logo o cãozinho caiu nas graças da torcida, que o apelidou de 'Pipicão', em homenagem ao artilheiro do time, Pipico.

Torcedores se mobilizaram nas redes sociais para encontrar o Pipicão em busca de um lar para adoção. O animal foi encontrado nas mediações do Parque da Jaqueira e, após os devidos tratamento, voltou ao Arruda e recebeu camisa personalizada e carteira de sócio, além de um novo lar.

 

pipicão, santa cruz Foto: Diego Borges/Especial para o JC

 

 

1 - Árbitro, Vuaden vira ídolo

Ídolos no futebol também não são nenhuma novidade, mas quando ele não tem o papel de jogar futebol e sim usar cartões e apitos, é porque algo não está dentro da curva da normalidade. E sem dúvidas, o fato mais inusitado de 2019 é a relação de parte da torcida do Náutico com o árbitro Leandro Pedro Vuaden, responsável por marcar o pênalti polêmico que deu ao Timbu o gol que evitou a derrota para o Paysandu, e permitiu em seguida o acesso à Série B.

Dentro de campo, durante a invasão da torcida, Vuaden já havia recebido os primeiros 'carinhos' e agradecimentos, ao ser beijado no rosto por um torcedor emocionado dentro do gramado. Houve até torcedor que mandou confeccionar uma camisa personalizada, com o nome do árbitro no novo uniforme alvirrubro, além no número 49 nas costas, em alusão ao minuto da marcação do pênalti salvador.

 

Torcedor do Náutico fez homenagem ao árbitro Leandro Pedro Vuaden, com direito ao número do minuto do pênalti polêmico na camisa. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias