Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Estante F.C. - A rivalidade entre brasileiros e hermanos

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 19/06/2016 às 9:06
Brasil x Argentina FOTO:

Estante F.C.

Toda semana, um dos repórteres de Esportes do Blog do Torcedor, do Jornal do Commercio, da TV Jornal e da Rádio Jornal vai escrever sobre o último livro que leu ou ainda está lendo, envolvendo temas esportivos. Nesta semana, Marcos Leandro comenta o livro Brasil x Argentina - Histórias do Maior Clássico do Futebol Mundial. 

Brasil x Argentina

“O árbitro chamou os dois capitães para a escolha de campo e início do esperado cortejo. Mário Pernambuco e o goleiro Rithner atenderam. Então, os capitães de Brasil e Argentina assistiram a Luis Muratore, ministro das Relações Exteriores da Argentina, jogar a moeda para o alto. Seria exagero dizer que, por um instante, os movimentos tectônicos do continente sul-americano pararam?

A descrição acima, feita antes do primeiro duelo entre Brasil e Argentina, no dia 27 de setembro de 1914, é bem hiperbólica, mas não deixa de ser um charme. Foi justamente para contar a charmosa e caliente rivalidade entre brasileiros e argentinos que Newton César de Oliveira Santos publicou o magistral Brasil x Argentina – Histórias do Maior Clássico do Futebol Mundial (1908 – 2008).

O belíssimo trabalho de pesquisa é um mergulho nas origens do futebol nos dois países, a influência dos ingleses e começo bem amador. O livro também contextualiza o futebol com a história, política e economia dos dois países.

Outro ponto bacana são os perfis de grandes jogadores que vestiram as camisas as duas seleções ao longo dos anos. Ao final de cada capítulo, um breve resumo de craques como Pelé, Maradona, Garrincha, Kempes, Ronaldo, Messi, Ronaldinho Gaúcho, Batistuta, Kaká, Caniggia e muitos outros.

Para quem gosta de estatísticas, o livro traz a relação com ficha técnica de todos os confrontos entre Brasil e Argentina até 2008.

Assim, como todo brasileiro ama odiar os argentinos, que odeiam amar os brasileiros, o livro Brasil x Argentina – Histórias do Maior Clássico do Futebol Mundial (1908 – 2008) é indispensável na sua estante.

LEIA MAIS:

Estante F.C. – Ronda Rousey, casca-grossa na essência

Estante F.C. – Os bastidores da maior organizada do Boca

Estante F.C. – O futebol jogado pelos homens de negócio

Estante F.C. – O dia em que Pelé desfiou Deus. E perdeu

Estante F.C. – O livro que faz a cabeça do técnico do Santa

Estante F.C. - Gustavo Kuerten dentro e fora das quadras

Estante F.C. - Pep Guardiola, o técnico obcecado por futebol

Estante F.C. - A história dos craques do futebol brasileiro

Estante F.C. - Conhecendo o lado podre do futebol

Estante F.C. - Os segredos de um dos maiores do tênis

Estante F.C. - Entendendo os números do jogo

Estante F.C. - Vamos falar de tática do mundo da bola

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias