Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Estante FC: Vamos falar de tática

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 12/06/2016 às 8:40
taticamente_ok FOTO:

Estante F.C.

Toda semana, um dos repórteres de esportes do Blog do Torcedor, do Jornal do Commercio, da TV Jornal ou da Rádio Jornal vai escrever sobre um livro que leu ou ainda está lendo, envolvendo temas esportivos. Nesta semana, Thiago Wagner, repórter do Blog, escreve sobre um livro de táticas escrito por um craque do jornalismo brasileiro:

De onde veio o 4-4-2? Quem veio primeiro: o terceiro zagueiro ou o falso 9? Os esquemas atuais são mais defensivos ou ofensivos? Essas perguntas, e outras sobre esquemas táticos, podem ser respondidas no livro Tatica Mente, do jornalista Paulo Vinícius Coelho. Na publicação, PVC nos mostra a evolução das táticas através das Copas do Mundo. Tem o famoso WM assim como os esquemas atuais, 4-2-3-1, etc.

taticamente_ok

A proposta do livro não é mostrar qual tática é melhor ou se determinado esquema é superior ao outro, mas detalhar como o estudo tático evoluiu de uma geração para outras. A ideia é apresentar como determinada estratégia era a "melhor" para se vencer naquela época.

A tática mente. Não explica totalmente a vitória de um time em um jogo, mas é responsável por uma parcela da vitória. Há quem diga que quem superestima a parte tática subestima o acaso. Será mesmo? Neste livro, Paulo Vinicius Coelho, o PVC, selecionou da sua prancheta as histórias das trinta melhores táticas que marcaram as Copas do Mundo. Ele discute os sistemas mais conhecidos, as escalações mais inovadores e as estratégias que foram superadas pelo acaso.

>> Leia a dica da semana passada

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias