Artistas negros não integram nas indicações do 'Globo de Ouro'; entenda por que isso é um problema

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 13/12/2019 às 8:56
Caleel Harris interpreta Antron McCray em 'Olhos que Condenam'; minissérie foi considerada esquecida pela premiação (Foto: Reprodução/Netflix)
Caleel Harris interpreta Antron McCray em 'Olhos que Condenam'; minissérie foi considerada esquecida pela premiação (Foto: Reprodução/Netflix)

O Globo de Ouro é considerada uma das premiações mais importantes de Hollywood. Anualmente, o evento condecora os melhores artistas do cinema e da TV ao redor do mundo.

LEIA MAIS: Cinema: a importância da representatividade negra nas telonas

A lista de indicados a premiação de 2020 foi divulgada na última segunda, 9, pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. No entanto, dentre várias categorias, um detalhe chamou a atenção: a ausência de artistas negros como indicados.

E por que isso é um problema? Basta lembrar o passado das grandes premiações. O avanço do movimento #MeToo, em 2017, deu um pontapé para a inclusão de mulheres e minorias no geral.

No ano seguinte, o próprio Globo de Ouro foi palco para protesto exigindo mais igualdade entre homens e mulheres. A mudança também pode ser vista no Oscar do mesmo ano, quando Moonlight - após a gafe histórica dos apresentadores - ganhou como Melhor Filme.

Mas foi apenas o Oscar 2019 que entrou para a história das premiações. Quebrando os recordes de 2007 e 2017, o evento se consagrou como o que mais rendeu estatuetas para mulheres e homens. Enquanto 15 mulheres se condecoraram ao longo da noite, sete artistas negros venceram diversas categorias.

Globo de Ouro

É possível perceber que a situação estava mudando no reconhecimento de artistas negros. No entanto, a lista de indicados para o Globo de Ouro resolveu apostar no retrocesso.

Nas indicações de melhor atriz na televisão, nenhuma mulher negra foi indicada. E falta de artistas não é, já que a atriz Zendaya foi considerada esnobada pela sua atuação na série 'Euphoria', da HBO.

Enquanto isso, a minissérie 'Olhos que Condenam', da Netflix, também foi esquecida. Vale ressaltar que a trama não apenas traz um elenco majoritariamente negro, como também ressalta o preconceito social vivido na pele de cinco jovens.

Falando sobre filmes, a atuação de Lupita Nyong'o em 'Nós', de Jordan Peele, foi algo que chamou a atenção no início do ano. O longa também traz no elenco uma família negra e realiza duras críticas sociais. A direção ficou por conta do mesmo diretor do premiadíssimo 'Corra'.

O fato é que a 'decisão' do Globo de Ouro 2020 de quase extinguir as indicações para artistas reflete como a representatividade é importante, mas também frágil. Filmes e séries de TV produzidas e protagonizadas por pessoas negras têm mostrado que merecem cada vez mais espaço; apesar da Academia custar a enxergar isso.

Últimas notícias