Empresa responsável por envelopes do Oscar 2017 pede desculpas por troca de vencedores

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 27/02/2017 às 9:32
A gafe aconteceu durante a premiação de Melhor Filme
A gafe aconteceu durante a premiação de Melhor Filme

Depois da gafe no Oscar, a empresa responsável pelos envelopes com os vencedores de cada categoria premiação emitiu nota logo após a cerimônia com um pedido de desculpas pela confusão que deu a estatueta de melhor filme, por engano, para "La la land: Cantando estações". O verdadeiro vencedor era "Moonlight: Sob a luz do luar"!

"Nos desculpamos sinceramente a 'Moonlight', 'La la land', Warren Beatty, Faye Dunaway e ao público do Oscar pelo erro que foi feito durante o anúncio de melhor filme", afirmou a PricewaterhouseCoopers, em nota publicada em sua conta no Twitter. "Os apresentadores receberam envelopes da categoria errada por engano e, quando descoberto, foi imediatamente corrigido. Nós estamos investigando como isso pode ter acontecido, e nos arrependemos profundamente que isso tenha acontecido. Agradecemos a graça com que os indicados, a Academia, a ABC, e Jimmy Kimmel cuidaram da situação.", completaram.

Veja:

https://twitter.com/PwC_LLP/status/836128345360211968/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw

No momento em que abriu o envelope, o apresentador Warren Beatty percebeu que algo estava errado e procurou por outro cartão, hesitante. "E o Óscar para Melhor Filme... vai para....", começou, sem conseguir terminar a frase. O que muitos interpretaram como suspense, era na realidade Beatty atentando entender porque lia "Emma Stone - La La Land", quando o Melhor Filme é habitualmente acompanhado do nome dos produtores. Tratava-se não do envelope com o nome do vencedor do Melhor Filme, mas sim do cartão correspondente ao prêmio de Melhor Atriz Principal, atribuído momentos antes à protagonista de La La Land. Faye Dunaway não percebeu e anunciou o filme de Damien Chazelle como o vencedor. Os produtores e elenco do filme ainda subiram ao palco e ainda houve tempo para agradecimentos.

Atrás dele, Brian Cullinan e Martha Ruiz, responsáveis e representantes da PwC que transportaram a mala com os resultados para o Dolby Theater examinavam os envelopes e confirmavam o erro. Foi com um Óscar na mão que o produtor Jordan Horowitz corrigiu a troca e anunciou que o vencedor era Moonlight. "Isto não é uma brincadeira, vocês ganharam o Melhor Filme. Moonlight: Melhor Filme", repetiu.

Jimmy Kimmel, o apresentador desta edição, lamentou a "infelicidade" do erro e tentou aliviar o momento. "Pessoalmente, culpo Steve Harvey pelo que aconteceu", referindo-se ao insólito momento em Dezembro de 2015, onde a coroa de Miss Universo foi atribuída por engano à segunda classificada. "Porque não podemos dar a todos uma série de Óscares?", brincou.

"Tenho de dizer isto, e é sincero: estivemos na estrada com este pessoal durante tanto tempo. [A sua reacção] Foi um momento tão gracioso e generoso da parte deles", elogiou Barry Jenkins, realizador de Moonlight. "Não consigo imaginar estar na posição deles e ter de fazer aquilo", acrescentou. No Twitter, repetiu o elogio.

 

Últimas notícias