WhatsApp limita um contato de cada vez para encaminhar mensagem

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 07/04/2020 às 9:43
 Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Com informações do parceiro UOL

Como medida para restringir a velocidade de propagação das notícias falsas na plataforma, o WhatsApp decidiu, nesta terça-feira (7), estabelecer um novo limite para encaminhamento de mensagens altamente replicadas: um por vez. Para ser considerada uma mensagem compartilhada com frequência é apenas preciso que conteúdo tenha sido enviado mais de cinco vezes.

E-commerce, fraudes em pagamentos, economia compartilhada: como o CEO da InLoco vê o mundo pós-coronavírus

Conheça Violet, robô que pode ajudar no combate ao coronavírus

Durante quarentena, saiba como encontrar ebooks gratuitos para ler

Coronavírus: saiba como limpar corretamente seu celular e evitar a propagação do vírus

Mensagens encaminhadas com frequência

Com essa novidade, as "mensagens encaminhadas com frequência" virou uma peça chave no aplicativo. Desde 2019, alguns conteúdos passados adiante começaram a ser classificados dessa forma, sendo indicados através das setas duplas ao lado da palavra "encaminhadas". Tal conceito valia apenas para grupos, dando aos administradores o poder para limitar o envio de conteúdos que já tivessem circulado bastante pelo aplicativo, já que a mensagem tinha maior chance de fazer parte de uma corrente de desinformação.

"Observamos um aumento significativo na quantidade de encaminhamentos. De acordo com nossos usuários, eles podem fazer com que eles se sintam sob pressão, além de contribuir para a disseminação de informações erradas. Acreditamos que é importante diminuir a propagação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para conversas pessoais", afirma a empresa em comunicado.

Outro destaque é que o aplicativo lançou em suas versões de teste um novo recurso: um ícone de lupa. Ao apertar nele, é possível buscar na internet se a informação encaminhada por um contato é verdadeira ou não. A ideia também faz parte de um esforço para diminuir a circulação de rumores e notícias falsas, caso os usuários chequem a veracidade do conteúdo antes de pensar em repassá-lo.