publicidade
06/04/20
Foto: Akara Robotics
Foto: Akara Robotics

Conheça Violet, robô que pode ajudar no combate ao coronavírus

06 / abr
Publicado por Manuela Figueredo em CIÊNCIA às 9:38

Com informações do Good News Network

Diante de uma avalanche de notícias preocupantes sobre o coronavírus, um robô desenvolvido na Irlanda, pela Akara Robotics, pode ser uma boa notícia para você ler hoje: Robot Violet, como é conhecido, emite luz ultravioleta, faz limpeza profunda do ambiente, mata qualquer tipo de vírus e pode desinfectar hospitais. A máquina é capaz de higienizar um quarto de hospital rapidamente, duas vezes mais rápido do que a limpeza convencional.

Violet é um robô muito peculiar fisicamente também. Seu aspecto se assemelha com um sabre de luz do Jedi, de Guerras nas Estrelas, e seus poderes vem de raios UVC disparados em comprimentos de onda muito curtos, que decompõem o DNA em micróbios, impedem a replicação e a propagação de germes. Por isso, facilitam o trabalho em muitas superfícies, especialmente as de equipamentos hospitalares, que precisam ser lavadas à mão.

Sem contato entre humanos

O inventor Connor McGinn diz que seu robô pode melhorar bastante esse processo de limpeza, permitindo que hospitais cheios de pacientes tivessem as salas e equipamentos limpos sem que nenhum ser humano estivesse presente. Entretanto, fez uma ressalva. “Esse sistema pode reduzir a dependência do uso de soluções químicas, o que pode ser eficaz, mas exige que as salas sejam desocupadas por várias horas durante a esterilização, tornando-as impraticáveis para muitas partes do hospital”, disse McGinn no Twitter. Ainda, como os raios UV são prejudiciais aos seres humanos, ele tem um sistema de IA – Inteligência Artificial –  que desliga automaticamente a luz de Violet se alguém entrar no ambiente e se mover na frente do robô.

A startup pretende produzir 50 unidades durante as próximas semanas e seu primeiro robô deve trabalhar no próximo feriado da páscoa. Se as estimativas sobre a próxima curva covid-19 forem precisas, os hospitais vão precisar de inovações como essa para evitar o máximo de contágio possível.

A empresa fez a apresentação de Violet também no twitter, mostrando um vídeo de como ela funciona. Veja:

Em postagem mais recente no Twitter,  a empresa afirmou que a eficácia de Violet foi validada em outro hospital e em transportes públicos, já havendo uma versão pronta para o mercado, com fabricante encontrado.

Ainda, a empresa avisou também na rede do passarinho que, em parceria com o Dublin Midlands Hospital Group, foi possível reduzir o tempo de limpeza de uma sala com um tomógrafo de 60 minutos para menos de 15 minutos, representando um avanço para o cenário anterior apontado por Connor.

A inteligencia artificial parece ser, nesse momento, um grande aliado no combate ao coronavírus.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada


FECHAR