Durante quarentena, saiba como encontrar ebooks gratuitos para ler

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 01/04/2020 às 9:15
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Para os fãs ávidos da leitura, uma notícia boa:  sites e editoras estão disponibilizando ebooks e títulos digitais gratuitos para quem está isolado em casa na quarentena, em função da pandemia do coronavírus. Para ter acesso aos livros, não é preciso nem ter um gadget específico para isso, como o Kindle (Amazon) ou o Kobo Rakuten. Existem aplicativos tanto para Android quanto iOS que permitem a leitura de vários livros digitais. Também há a possibilidade de ler direto do computador ou notebook, se preferir. Pensando nisso, o Mundo Bit preparou uma lista de opções para você enfrentar esse momento difícil fazendo o que mais gosta.

Amazon

A empresa já possui uma boa variedade de e-books grátis, inclusive na opção do Kindle Unlimited, em que um valor é pago por mês para ter acesso a todos os títulos disponíveis no pacote. Com a pandemia, mais títulos estão gratuitos. Dentre as obras disponíveis para download estão clássicos da literatura brasileira, como: Macunaíma, Dom Casmurro, O Cortiço, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Os Sertões e etc. Você pode acessar e baixar os livros digitais aqui.

Kobo Rakuten

Concorrente da Amazon Kindle, o Kobo também permite a leitura gratuita de alguns e-books via aplicativo ou pelo seu e-reader próprio, o aparelho chamado Kobo. No site da loja, você encontra de graça títulos de ficção, biografias, romances, culinárias e gastronomia, literatura juvenil, suspense e terror, dentre outros.

Livraria Cultura

Em plataforma online, o acervo de títulos gratuitos da livraria conta com e-books, quadrinhos, obras voltadas para áreas profissionais e literatura estrangeira. Para acessar, bastar clicar aqui.

Lelivros

Com o objetivo de democratizar o acesso a leitura gratuita, o Le Livros é uma plataforma brasileira que reúne milhares títulos de domínio público e de propriedade intelectual de forma totalmente gratuita, dos mais variados gêneros. O site também disponibiliza nos formatos PDF, ePUB (iPad e Kindle) e Mobi (Amazon), além de também disponibilizar um link para você ler online, caso não queira baixar.

Open Library

A"Biblioteca Aberta" é uma livraria gratuita e colaborativa, que disponibiliza mais de um milhão de e-books gratuitos. Nela, você encontra autores de várias partes do mundo, inclusive brasileiros.  A única ressalva é que há um número limite de livros que você pode baixar por vez, dentro de um período de tempo. Para conhecer, clique aqui.

Project Gutenberg

O Project Gutenberg é uma livraria digital com mais de 60 mil e-books grátis. No site do projeto, você encontra centenas de obras publicadas mundialmente, em diversas línguas. A maior parte do acervo é composta por títulos que já estão em domínio público.

Até para a criançada: Turma da Mônica

Para os fãs de quadrinhos e, principalmente, as crianças, a editora Mauricio de Sousa Produções liberou um pacote de HQs com 188 gibis para ler gratuitamente. Para acessá-los, baixe o aplicativo Banca da Mônica, disponível para Android e iOS (iPhone e iPad). Os gibis ficarão de graça até o dia 25 de abril de 2020.

Em meio à pandemia, Google cancela sua tradição no Dia da Mentira

Nesta quarentena, saiba como fazer uma videoconferência

Coronavírus: saiba como limpar corretamente seu celular e evitar a propagação do vírus

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada