Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Com fim do prazo de inscrições da Série B, Náutico encerra 2020 com 27 contratações

Klisman Gama
Klisman Gama
Publicado em 08/12/2020 às 8:02
FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Chegou ao fim o prazo de inscrições de reforços para os clubes da Série B. O prazo acabou nessa segunda-feira (7) e o Náutico não anunciou mais nenhum reforço para a sequência da competição. Com isso, fecha o ciclo com 14 atletas trazidos para a Segundona. Porém, no ano, esse saldo fica ainda maior. Foram 27 peças contratadas para defender o clube na atual temporada, sendo que seis deles já deixaram o Timbu. No número de atletas que vestiram a camisa alvirrubra em 2020, já foram 52, com a possibilidade de chegar a 55. Confira o balanço de contratações e saídas do Náutico na atual temporada.

Volta de velhos conhecidos

Com o acesso para a Série B, a direção alvirrubra apostou na contratação de jogadores identificados com o clube. Nomes que tiveram bons serviços prestados e que, em tese, seriam vitais na principal missão do ano, o acesso à Primeira Divisão. Kieza, Ronaldo Alves e Erick foram os principais reforços no início do ano. Porém, até o momento, nenhum deles chegou a cumprir, ainda, a expectativa gerada. Os altos e baixos marcam a temporada do trio. Outros também formados no Timbu retornaram, como Thiago e Marcos Vinícius, porém pouco acrescentaram. O primeiro foi devolvido ao Flamengo, enquanto o segundo tem sido preterido pelo técnico Hélio dos Anjos e ainda não foi relacionado com o novo comandante.

Rotatividade no meio-campo

O setor que mais recebeu jogadores em 2020 foi o meio de campo, com a vinda de seis volantes e quatro meias. Desses, o que chegou mais perto de se firmar no time titular foi Djavan, que tem 23 partidas disputadas, era um reserva imediato em boa parte do ano e se tornou titular com Hélio dos Anjos. Outros pouco acrescentaram e viraram alvos das críticas da torcida nos jogos, como Luanderson - que deixou o clube no começo da Série B - e Matheus Trindade. Há aqueles que vêm tendo uma sequência interrompida por lesões, como Bustamante e Ruy, além de Renan Foguinho, que sequer estreou e está tratando uma contusão.

LEIA MAIS

>> Com inscrições de jogadores no fim, Hélio dos Anjos afirma que Náutico deve render mais na Série B

>> Hélio dos Anjos não culpa apenas o gramado pela derrota do Náutico

>> “Temos que ser consistentes e na 38ª rodada estar fora do Z4”, diz vice-presidente do Náutico

>> Recém-contratado pelo Náutico, atacante Magno é regularizado

>> Após voltar de lesão, volante ex-River-PI encaminha acerto com Náutico para 2021

Saídas tardias?

Com a subida para a Série B em uma boa campanha na Terceira Divisão de 2019, o Náutico manteve uma base no novo ano. Porém, a Segundona tem um nível de exigência maior, e alguns dos nomes que permaneceram levantavam dúvidas sobre a capacidade de agregar ao time na atual temporada. Seja por lesões ou pela parte técnica, jogadores como Diego Silva, Fernando Lombardi e Josa. O atacante Jefferson Nem, por exemplo, veio no ano passado com empréstimo até o fim de abril de 2020. Mas também pouco apresentou antes, e acabou deixando o clube quando encerrou o contrato.

Outros jogadores contratados na temporada também não tiveram um bom desempenho nas chances que ganharam ao longo do ano, perderam espaço e acabaram saindo. É o caso de Luanderson, volante que vinha de uma disputa de Série A pelo Avaí, mas foi mal no Náutico. O goleiro Marcão, que tinha pouquíssimas partidas como jogador profissional, se mostrou inseguro quando precisou ser acionado e não fez sombra a Jefferson na disputa por posição no gol. Vale ressaltar que, embora esses nomes fossem contestados, a direção manteve a linha de pensamento de não dispensar jogadores para aumentar o passivo trabalhista do Timbu na Justiça. Ou buscou-se o acordo, ou os atletas saíram ao fim do vínculo.

Últimas contratações

O Náutico fechou o período de contratações para a Série B com 10 novas peças trazidas entre setembro e dezembro. Entre nomes mais conhecidos, como os meias Ruy e Marcos Vinícius, e os atacantes Vinícius e Dudu, até atletas com menos rodagem, como o lateral Igor Miranda e o ponta Magno - que ainda não estreou -, o Alvirrubro os viu jogar poucas vezes. O último a receber sequência foi o goleiro Anderson, titular há quatro jogos. Dos demais, seja por lesões ou opção do treinador, não têm figurado com frequência no time titular ou no banco. Com isso, a maior parte do time base utilizado por Hélio dos Anjos é formado por jogadores que estão no time há bem mais tempo. Ainda espera-se mais deles, principalmente pelo Timbu estar brigando contra o rebaixamento e para provarem a confiança depositada na vinda ao clube.

Total de jogadores utilizados pelo Náutico em 2020 (52 ao todo)

Goleiros (4): Jefferson, Anderson, Halls e Marcão;

Laterais (7): Hereda, Bryan, Yago Rocha, Bahia, Wilian Simões, Erick Daltro e Kevyn;

Zagueiros (8): Ronaldo Alves, Camutanga, Rafael Ribeiro, Carlão, Itambé, Diego Silva, Fernando Lombardi e Rafael Dumas.

Volantes (9): Rhaldney, Jhonnatan, Djavan, Bustamante, Matheus Trindade, Miro, Wagninho, Josa e Luanderson;

Meias (10): Jean Carlos, Jorge Henrique, Marcos Vinícius, Ruy, Lucas Paraíba, Júnior Brítez, Juninho Carpina, Luís Felipe, Wanderson e Eric Cunha;

Atacantes (14): Erick, Kieza, Dadá Belmonte, Vinícius, Dudu, Álvaro, Guillermo Paiva, Matheus Carvalho, Thiago, Jefferson Nem, Thassio, Júlio, Salatiel e Eric Bahia.

OBS: O lateral-esquerdo Igor Miranda, os volantes Renan Foguinho e Emerson, e o atacante Magno Ribeiro ainda não estrearam.

Contratações para 2020 (27 ao todo)

Goleiro (3): Anderson, Halls e Marcão;

Laterais (3): Yago Rocha, Igor Miranda e Kevyn;

Zagueiros (2): Ronaldo Alves e Rafael Dumas;

Volantes (6): Djavan, Luanderson, Matheus Trindade, Antonio Bustamante, Emerson e Renan Foguinho;

Meias (4): Ruy, Marcos Vinícius, Júnior Brítez e Wanderson (Sub-20);

Atacantes (9): Erick, Kieza, Paiva, Vinicius, Dudu, Dadá Belmonte, Magno Ribeiro, Salatiel e Thiago.

OBS: A reportagem desconsiderou os atacantes João Paulo Penha e Martín Giménez, que chegaram e saíram sem sequer estrear.

Deixaram o Náutico na atual temporada (14 ao todo)

Goleiro: Marcão;

Laterais (2): Wilian Simões e Erick Daltro;

Zagueiros (3): Diego Silva, Rafael Dumas e Fernando Lombardi;

Volantes (3): Luanderson, Josa e Wagninho;

Meia: Júnior Brítez;

Atacantes (4): Thiago, Salatiel, Jefferson Nem e Eric Bahia.

OBS¹: A reportagem desconsiderou os atacantes João Paulo Penha e Martín Giménez, que chegaram e saíram sem sequer estrear.

OBS²: Jogadores do Sub-20 que foram utilizados no começo da temporada e depois retornaram ao time de base ou foram emprestados, também não foram incluídos na lista.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias