publicidade
14/09/20
O Flamengo é o atual campeão da Libertadores. Foto: AFP
O Flamengo é o atual campeão da Libertadores. Foto: AFP

Libertadores retorna em meio a uma pandemia implacável na América do Sul

14 / set
Publicado por Lourenço Gadêlha em Libertadores às 15:00

AFP – Em meio ao panorama preocupante da América do Sul com a pandemia de covid-19, a Copa Libertadores 2020, suspensa em março, será retomada nesta terça-feira sob um rígido protocolo de saúde elaborado pela Conmebol, com casos positivos em alguns clubes e nenhum público no estádios.

O surgimento do coronavírus na região no final de fevereiro alterou abruptamente o cotidiano dos dez países sul-americanos, e o futebol não escapou da nova realidade exigida pela onda brutal de mortes e infecções. Seis meses após a interrupção do torneio, a Conmebol retoma a fase de grupos da Libertadores na terceira rodada com um calendário adaptado ao cenário imposto pela pandemia.

O rigoroso protocolo sanitário criado pela entidade que rege o futebol sul-americano, aprovado pelos governos da região, contempla, entre tantas e diversas medidas, a entrada de clubes sem quarentena aos países por apenas 72 horas, testes constantes de covid-19 em todos os envolvidos em jogos e estádios sem torcedores.

LEIA MAIS:

SBT oficializa acordo para transmitir a Libertadores na TV aberta

Libertadores é retomada com rígidas medidas sanitárias contra a pandemia

Relembre a situação dos times brasileiros na Libertadores

Flamengo se prepara para o retorno da Libertadores

Contágios

Mas a agressividade do coronavírus pode voltar a atacar a Libertadores: nove clubes, incluindo o atual campeão Flamengo, e os argentinos River Plate e Boca Juniors, registraram casos positivos durante a quarentena desde o final de julho. O Boca, que busca seu sétimo título para se igualar ao compatriota Independiente como o maior vencedor da competição, registrou um surto no final de agosto que afetou 18 jogadores e 10 membros da equipe.

Até o momento, todos os seus jogadores  se recuperaram e receberam alta médica para continuar treinando. O paraguaio Libertad, adversário do Boca Juniors na quinta-feira em Assunção, confirmou na semanda passada o caso de um jogador infectado. Já o River Plate, atual vice-campeão do torneio, relatou ma sexta-feira o caso positivo do zagueiro Milton Casco, que está em isolamento apesar de não apresentar sintomas.

A rodada

A terceira rodada da fase de grupos terá 16 jogos, realizados entre terça e quinta. Pelo Grupo A, o atual campeão Flamengo, agora sob o comando do espanhol Domenec Torrent que substitui o bem-sucedido técnico português Jorge Jesus, vai enfrentar fora de casa o equatoriano Independiente del Valle, na quinta-feira, no reencontro entre os finalistas da Recopa Sul-Americana, vencida em fevereiro pelo Rubro-Negro.

No mesmo dia, o São Paulo recebe o River Plate, pelo Grupo D, enquanto o peruano Binacional encara o Liga de Quito nesta terça-feira em Lima, por uma chave onde todos estão empatados com 3 pontos. Já o Libertad, sob o comando Ramón Díaz, encara em casa o Boca Juniors, na quinta-feira em Assunção, pelo Grupo H.

O Internacional, líder do Campeonato Brasileiro e do Grupo E da competição sul-americana, pega o colombiano América de Cali nesta quarta-feira, no Beira-Rio.

Partidas desta semana da terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2020:

Grupo A

Quinta-feira, em Quito: Independiente del Valle (EQU) – Flamengo (BRA)

Quinta-feira, em Guayaquil: Barcelona (EQU) – Junior (COL)


Grupo B

Quarta-feira, em La Paz: Bolívar (BOL) – Palmeiras (BRA)

Quinta-feira, em Assunção: Guaraní (PAR) – Tigre (ARG)


Grupo C

Terça-feira, em Cochabamba: Jorge Wilstermann (BOL) – Athletico Paranaense (BRA)

Terça-feira, em Santiago: Colo Colo (CHI) – Peñarol (URU)

Grupo D

Terça-feira, em Lima: Binacional (PER) – Liga de Quito (EQU)

Quinta-feira, em São Paulo: São Paulo (BRA) – River Plate (ARG)

Grupo E

Quarta-feira, em Porto Alegre: Internacional (BRA) – América de Cali (COL)

Quarta-feira, em Santiago: Universidad Católica (CHI) – Grêmio (BRA)


Grupo F

Quarta-feira, em Mérida: Estudiantes de Mérida (VEN) – Alianza Lima (PER)

Quinta-feira, em Buenos Aires: Racing (ARG) – Nacional (URU)

Grupo G

Terça-feira, em Santos: Santos (BRA) – Olimpia (PAR)

Quinta-feira, em Buenos Aires: Defensa y Justicia (ARG) – Delfín (EQU)

Grupo H

Quarta-feira, em Medellín: Independiente Medellín (COL) – Caracas FC (VEN)

Quinta-feira, em Assunção: Libertad (PAR) – Boca Juniors (ARG)


FECHAR