Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Flamengo se prepara para o retorno da Libertadores

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 14/09/2020 às 7:21
O Flamengo é o atual campeão da Libertadores.  Racing ganhou em 1967 Foto: AFP
O Flamengo é o atual campeão da Libertadores. Racing ganhou em 1967 Foto: AFP

AFP - Após um começo turbulento, o técnico Domènec Torrent conseguiu ajustar o rumo e o Flamengo se prepara para retomar a defesa do título da Copa Libertadores da América, que a partir deste ano, até 2022, terá transmissão do SBT na TV aberta.

A estreia do novo treinador na competição continental acontece poucas semanas após o clube rubro-negro flertar com a zona do rebaixamento no início do Campeonato Brasileiro, competição que teve atuações  decepcionantes nas primeiras rodadas.

Agora, o time carioca vislumbra a liderança do torneio nacional e se prepara para, novamente surgir como favorito ao título da principal competição sul-americana depois da parada forçada pela pandemia da covid-19.

RENASCER

A vitória por 2 a 1 na quarta-feira passada no clássico carioca contra o Fluminense consolidou o ressurgimento do Fla. Com 17 pontos em nove partidas no Brasileirão, está três pontos atrás do líder Internacional e com uma invencibilidade de sete jogos (cinco vitórias e dois empates).

A manutenção das principais peças envolvidas na conquista da Libertadores no ano passado e a contratação de reforços pontuais mas de peso são a carta de apresentação do Rubro-Negro para seguir se destacando no Grupo A da competição continental.

Nas duas primeiras partidas antes da interrupção provocada pelo coronavírus, em março, ainda sob o comando do português Jorge Jesús, o Flamengo derrotou o colombiano Atlético Junior por 2 a 1, em Barranquilla, e o  equatoriano Barcelona de Guayaquil por 3 a 0, no Rio.

LEIA MAIS

> Marsella vence PSG em jogo com Neymar expulso e acusando adversário de racismo

> Liverpool estreia no Campeonato Inglês com vitória por 4×3 sobre o Leeds

> Em meio à segunda onda da covid-19, Campeonato Espanhol volta neste fim de semana

No dia 17 de setembro, o time da Gávea volta à competição contra o líder da chave, o equatoriano Independiente del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, na altitude de Quito.

À frente do clube com uma das maiores torcidas do Brasil, Torrent tem como meta obter grandes conquistas como as que alcançou quando era auxiliar técnico de Pep Guardiola no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City.

Além disso, substitui no cargo o português Jorge Jesus, agora no Benfica de Portugal, que em treze meses como técnico do Flamengo  ergueu praticamente todos os troféus que disputou, cinco no total, com destaque para o Brasileiro, a Recopa Sul-Americana e Libertadores.

“Todo mundo quer vencer o Flamengo porque o Flamengo venceu quase todo mundo no ano passado”, disse Torrent. Mas "eu sou um vencedor".

GABIGOL

O treinador herdou praticamente a mesma equipe que trabalhou com Jesus, a exceção da saída de Rafinha para o grego Olympiacos,  e a chegada do chileno Mauricio Isla.

Seu desafio é implementar uma filosofia que herdou de Guardiola, aprendida com o holandês Johan Cruyff, mas que não obteve frutos ao ser aplicada anteriormente na América do Sul.

Um exemplo foi o que aconteceu com o espanhol Juan Manuel Lillo, agora assistente de Pep Guardiola no Manchester City. Sua passagem pelos colombianos Atlético Nacional (2017) e Millonarios (2014) não deixou saudades nos torcedores locais.

Torrent também começou com o pé esquerdo quando estreou com duas derrotas no Brasileirão.

"Precisamos de tempo (...) Eu preciso e os jogadores precisam", disse o catalão de 58 anos quando as críticas aumentaram.

Dirigentes e jogadores fecharam fileiras em torno do novo comandante. Por conta dos resultados recentes e os lampejos  do bom futebol, a aposta parece estar dando certo.

Os jogadores "precisam de tempo para assimilar, entender as ideias, automatizar as ideias, implementar as ideias do jogo", disse Bruno Spindel, diretor executivo de futebol do Flamengo, ao podcast de 30 minutos, do jornal carioca O Globo.

No entanto, quando tudo parecia entrar nos eixos, uma nova ameaça de tempestade surgiu no horizonte. Uma nuvem parece ofuscar a relação entre o técnico e o atacante Gabriel Barbosa, artilheiro da última edição da Libertadores com nove gols.

O rodízio de jogadores e o bom aproveitamento do atacante Pedro afastaram Gabigol da indiscutível posição de titular, apesar de seguir marcando gols quando está em campo: foram cinco em oito jogos.

Após a vitória contra o Fortaleza, no último fim de semana, com seu gol, o atacante de 24 anos publicou em suas redes sociais uma fotografia em que o dedo indicador é visto em sua boca.

O destinatário desse símbolo global de silêncio não é claro. Mas com certeza Torrent vai se apropriar dele para silenciar seus críticos e tlevar o Flamengo para um objetivo maior: a conquista da terceira Libertadores.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias