Katherine Heigl não sabe como falar com filha sobre morte de George Floyd: "Como vou explicar o inexplicável?"

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 03/06/2020 às 10:43
Foto: Instagram/reprodução
Foto: Instagram/reprodução

Mãe de uma menina negra, de oito anos, Katherine Heigl fez um desabafo em sua página de Instagram  sobre os protestos que estão a acontecendo nos Estados Unidos, depois da morte do afro-americano George Floyd. A atriz confessou que não sabe como abordar o assunto com sua pequena Adalaide. "Não consigo dormir", disse a atriz, de 41 anos, numa das publicações onde mostra várias fotografias de Adalaide.

"E quando acordo, tenho um único pensamento na cabeça. Como direi à Adalaide? Como vou explicar o inexplicável? Como é que posso protegê-la? [...] Não consigo dormir. Deito-me na cama, às escuras, e choro por todas as mães de lindas e divinas crianças negras que têm que extinguir um pedaço do espírito do seu amado bebé para tentar mantê-las vivas num país que dorme profundamente", acrescentou.

Veja a publicação na íntegra:

"Eu debati postar isso. Normalmente, não uso minha plataforma ou mídia social para dizer muito sobre o estado de nosso país. Eu mantenho a maioria desses pensamentos para mim. Eu ajo em silêncio e nos bastidores. Deixo que aqueles com muito mais experiência, educação e eloqüência sejam as vozes da mudança. Mas eu não consigo dormir. E quando acordo acordo com um único pensamento na cabeça. Como direi a Adalaide? Como vou explicar o inexplicável? Como posso protegê-la? Como posso quebrar um pedaço de seu belo espírito divino para fazer isso? Não consigo dormir Deito na minha cama no escuro e choro por toda mãe de uma linda criança negra divina que tem que extinguir um pedaço do espírito de seu amado bebê para tentar mantê-los vivos em um país que dorme profundamente demais. Os olhos se fecharam. Imagens e gritos, pedidos e dores são banidos de suas mentes. Bolhas brancas fortes e intactas. Mas eu fiquei acordado. Finalmente. Dolorosamente. Minha bolha branca, embora sempre comigo agora, começa a sangrar. Porque eu tenho uma filha negra. Porque eu tenho uma filha coreana. Porque eu tenho uma irmã coreana e sobrinhos e sobrinha. Levei muito tempo para internalizar verdadeiramente a realidade da verdade desprezível e abominável e maligna do racismo. Minha brancura escondeu de mim. Minha educação de inclusão, amor e compaixão parecia normal. Eu pensei que a maioria se sentia como eu. Eu não conseguia imaginar um cérebro que visse a cor da pele de alguém como algo além disso. Apenas uma cor. Eu fui ingênuo. Eu era infantil. Eu era cego para aqueles que tratavam minha própria irmã de maneira diferente por causa do formato de seus lindos olhos amendoados. Ou seu cabelo grosso e lindo. Ou sua pele dourada. Eu era criança. Por muito tempo. E agora eu choro. Porque o que deveria ter mudado até agora, até então, para sempre ainda é. A desesperança está se infiltrando. O medo de que não haja nada que eu possa fazer, como um veneno lento, está se espalhando por mim. Então eu olho para minhas filhas. Minha irmã. Meus sobrinhos e sobrinha. George Floyd. Ahmaud Arbery. Breonna Taylor. As centenas, milhares milhões a mais que nem ouvimos falar. Eu olho e o medo se transforma em outra coisa. A tristeza esquenta e depois explode em chamas de raiva".

Leia também:
Lady Gaga fecha loja virtual em protesto conta o racismo
Em live, Anitta admite que minimizava o racismo: “achava que estavam se vitimizando”
Paulo Gustavo cede conta do Instagram para escritora negra durante um mês

Últimas notícias