Em live, Anitta admite que minimizava o racismo: "achava que estavam se vitimizando"

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 03/06/2020 às 9:25
Anitta divulga mensagem antifascista e antirrascista okok FOTO:

Muito ativa nas redes sociais, especialmente durante esta fase de isolamento social por conta do coronavírus, Anitta tem feito lives para aprender mais sobre política, para trocar informações e dar acesso também ao seu público que ainda não entende sobre vários assuntos. Nesta terça-feira (2), o tema foi "como pessoas brancas podem combater o racismo?" com participação de duas militantes negras: as advogadas Silvia Souza e Juliana Souza.

Anitta publica imagem “sempre antifascista” e “sempre antirracista” no Instagram

Muito sincera, a cantora admitiu que, em um passado não tão distante, minimizou o racismo e que, apesar de ter ascendência negra, por parte de pai, "não é considerada" uma pessoa negra. E admitiu que não dava muita bola às reclamações de suas bailarinas negras sobre o preconceito. "Achava, 'Ah, gente, está se vitimizando. Agora, tudo te olham torto porque você é negra. Pensava assim'. Até que a minha bailarina Arielle [Macedo] começou a me explicar coisas. Comecei a perceber muito e fui aprendendo."

A cantora contou como a sua cabeça começou a mudar em relação ao assunto. "Eu não via que as pessoas faziam isso, até que comecei a me informar, a prestar atenção. A gente só para para ver quando dá atenção para o que a pessoa negra está falando para a gente", disse. "Eu achava que estavam se vitimizando. (...) Mas o racismo existe mesmo e, por isso, é importante falar." A artista contou que ouviu de pessoas que era "esperta" por ter bailarinas negras para "não chamar tanta atenção". "Eu coloquei porque elas são lindas e dançavam bem. Aprendi a dançar com elas. Na época, fiquei revoltadíssima. Nunca falei para elas. Ouvia isso o tempo todo." Ao fim da conversa, pediu aos espectadores: "Aprenda e se interesse porque existe sim [racismo], por mais que você pense, 'eu não sou preconceituoso'. Várias atitudes... eu aprendo a cada dia coisas que têm origem preconceituosa. Aprendo a não fazer".

Anitta contou também que, ao mudar o pensamento sobre o assunto e se informar melhor, agora pretende levantar hashtags nas redes sociais e brigar pelas causa. "Agora eu entro em briga, boto hashtag, faço live", disse. . Em seguida, justificou sua disposição para o confronto: "Pensei que as pessoas iriam me criticar muito (...) e falei 'que se dane, já tomo tapa por muita coisa mesmo, vamos embora'.

Leia também:
Paulo Gustavo cede conta do Instagram para escritora negra durante um mês
Após acusações de racismo e assédio por dançarina negra, MC Livinho se pronuncia: “Querem dar fama para a mina?”
Seth Rogen xinga seguidores que criticaram sua publicação antirracista: “Vai se f%der”

Últimas notícias