Criador do Partido Pirata, Rick Falkvinge elogia Marco Civil e faz discurso apaixonado

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/07/2012 às 22:13
campus_rick3 FOTO:

Fotos: Igo Bione/JC Imagem

O criador do Partido Pirata, o sueco Rick Falkvinge, chegou na palestra se autointitulando um "evangelista político". Depois, ele mesmo brincou com o tema, um tanto incomum para o evento. "Política? Sério? Em uma Campus Party?". Um dos nomes mais importantes do movimento pirata no mundo, Falkvinge chegou na CP como um dos destaques. A sua proposta inicial foi inflamar corações dos entusiastas presentes e servir de motivação para os primeiros momentos de seu partido por aqui.

LEIA MAIS

Biit chega ao País com catálogo musical brasileiro

Game com cara nordestina é aposta do mercado

Para Mike Comberiate, explorar Marte é fundamental

Nordeste apontada como região emergente

Distribuição de toalhas causa frisson

Palestra incentiva campuseiros a empreender

Transmídia em destaque na Campus

Meme, o novo rock'n roll

Sua chegada ao Recife coincide com a inauguração do Partido Pirata na cidade. Em sua palestra, diversos representantes estiveram presentes com cartazes, bandeiras, camisas, e claro, o indefectível tapa-olho. A primeira convenção acontece neste sábado no Centro Social da Soledade, no Centro, às 10h. Segundo Falkvinge, o discurso de política e tecnologia nunca esteve tão presente. "Ao redor do mundo, diversos governos estão criando mecanismos para censurar, rastrear e identificar usuários, com o objetivo de acabar com a liberdade de expressão".

O regime de copyright também ganhou atenção de sua palestra. Segundo ele, esse sistema limita o direito de propriedade das pessoas. Um dos postulados do PP é justamente a extinção do conceito de copyright e da gestão de direitos autorais. Ao fazer uma recapitulação histórica, Falkvinge quis deixar claro que a ideia de compartilhamento nem sempre foi tido como algo subversivo e imoral. "Quem controla o que é certo ou errado possui o maior privilégio existente no mundo hoje", disse.

Marco Civil - Rick Falkvinge comentou sobre o Marco Civil da Internet no Brasil, um conjunto de leis que irá regular o uso da web em território nacional. "Este sistema de vocês é unico no mundo, pois parte do princípio de que todos têm o direito de acesso à internet", explicou. "Também é importante por retirar do usuário a responsabilidade pelo conteúdo que compartilha.

Ele terminou a palestra contando sua experiência como criador do partido, em 2006, quando criou despretensiosamente o site oficial ("era horrível", como faz questão de lembrar) e, ao voltar do trabalho, viu que tinha mais de 2 mil acessos. Mais ainda: já tinha mais de 300 ativistas interessados. A partir daí, o Partido Pirata conseguiu cadeiras no Parlamento Europeu e foi o mais votado nas eleições europeias de 2009 junto à população abaixo dos 30 anos.

O final da palestra ganhou tons motivacionais, com direito a frases retiradas de seriados como Futurama, máximas do tipo "nunca desista" e um depoimento que envolvia paixão e determinação. É disso que se trata política, diz a mensagem de Rick. Ao lado do ex-engenheiro da Nasa, Mike Comberiate, esta foi uma das palestras mais concorridas da Campus Party Recife até agora.