Com falta de vacina, Prefeitura do Recife adia aplicação de segunda dose da CoronaVac

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 28/04/2021 às 12:33
X

Com falta de doses, a Prefeitura do Recife anunciou, nesta quarta-feira (28), o adiamento da segunda dose da CoronaVac para pessoas que iriam recebê-la entre 29 de abril e 09 de maio. A reaplicação retorna no dia 10 de maio.

O anúncio ocorre um dia após a Prefeitura anunciar o início da vacinação para trabalhadores da educação básica acima de 40 anos, a partir desta quinta (29).

LEIA TAMBÉM:

> Com falta de vacina, Prefeitura do Recife adia aplicação de segunda dose da CoronaVac

> João Campos anuncia vacinação contra a covid-19 para trabalhadores da educação do Recife

> Miguel Coelho questiona suposto tratamento privilegiado a João Campos no Recife e cobra vacinação contra covid para professores de todo o estado

> Prefeito de Araripina sugere que João Campos está recebendo mais vacinas do que os demais prefeitos

> Pernambuco tem recorde para 2021 ao confirmar 106 novas mortes por covid-19 nesta quarta-feira

Segundo a Prefeitura, a medida foi necessária por causa do atraso na entrega pelo Governo Federal de novas doses para estados e municípios de todo país.

"O Recife vem seguindo, desde o início do processo de vacinação,  as orientações do Ministério da Saúde - dentro dos protocolos estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Uma delas foi a liberação, no dia 21 de março, do uso de doses da Coronavac, enviadas após esse indicativo, para aplicação exclusiva dessas remessas como primeira dose. Na ocasião, a pasta federal atestou que os novos envios do imunizante seriam constantes, o que não ocorreu e provocou a escassez da Coronavac para segunda dose em dezenas de cidades, incluindo capitais, todo o país", afirma nota da Prefeitura.

“O Ministério da Saúde reconheceu publicamente o seu erro em liberar três remessas da vacina Coronavac para serem utilizadas exclusivamente como primeira dose. Por isso a necessidade deste reagendamento para as pessoas que irão tomar a segunda dose deste imunizante”, diz a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

O reagendamento da segunda dose da Coronavac será feito de forma automática, pelo Conecta Recife, e as pessoas agendadas serão informadas por mensagem no celular, WhatsApp e no e-mail cadastrados no aplicativo ou pelo site.

LEIA TAMBÉM:

> Conselheiros do TCE-PE julgam regular compra de respiradores da Prefeitura do Recife investigada pela Polícia Federal

> Governo de Pernambuco publica limites de capacidade para igrejas, comércio de praia e demais atividades econômicas. Atual fase vai até 9 de maio

> Após Wolney Queiroz mandar recado ao PSB, Miguel Coelho se reúne com pedetista em Caruaru

> ‘PSB é um grande partido, mas em Pernambuco acumula contradições’, diz Túlio Gadêlha. Deputado defende unidade da oposição a Bolsonaro em 2022

Quem estava agendado para receber o reforço da Coronavac no dia 29 de abril será reagendado, no mesmo horário, para o dia 10 de maio. E assim sucessivamente. “Essa marcação será automática para o mesmo local e o mesmo horário. A gente reforça que não há a necessidade das pessoas que iriam tomar a segunda dose da Coronavac nestes dias procurar os centros de vacinação. Isto será feito automaticamente”, reafirmou a secretária.

O Ministério da Saúde já emitiu, na última terça-feira, uma nota técnica informando que a segunda dose deve ser aplicada mesmo fora do prazo.

A vacinação com o imunizante AstraZeneca seguirá normalmente. 

Até o último dia 26 de abril, a Prefeitura do Recife havia recebido pouco mais de 390 mil doses da Coronavac e 121 mil da AstraZeneca. O total de doses aplicadas chegou a 455.881, dos dois imunizantes, e para primeira e segunda doses, tendo sido imunizadas no total 288 mil recifenses.

Tags

Autor