Ex-presidente Lula é vacinado contra a covid-19 em São Bernardo do Campo

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 13/03/2021 às 10:10
X

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vacinado contra a covid-19 na manhã deste sábado (13) em São Bernardo do Campo (SP), na região metropolitana de São Paulo.

A cidade, localizada na região do ABC Paulista, começou nesta semana a imunização de pessoas a partir dos 75 anos, o que contempla o líder petista.

Lula tem 75 anos. Ele é o quarto ex-presidente da República a ser vacinado contra a covid-19.

Também já foram imunizados José Sarney (90 anos), do MDB, Fernando Henrique Cardoso (89 anos), do PSDB, e Michel Temer (80 anos), do MDB.

LEIA TAMBÉM:

> PGR recorre ao STF contra anulação das condenações de Lula na Lava Jato

> Prefeitos do Grande Recife e do interior estão insatisfeitos com avanço da vacinação em grupos no Recife

> 1 ano de covid-19 no Recife: Geraldo Julio fez defesa de restrições e distanciamento, enquanto João Campos evita assuntos e explora vacinação

> Ministério da Saúde assina contrato para receber 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

A vacinação de Lula ocorre na mesma semana em que as condenações do ex-presidente na Operação Lava Jato foram anuladas por decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao decidir na segunda-feira (08) sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o "juiz natural" dos casos.

A decisão de Fachin tem caráter processual. O ministro não analisou o mérito das condenações.

LEIA TAMBÉM:

> Primeira parcela do novo auxílio emergencial pode ficar para abril, diz Paulo Guedes

> Empresários alertam para a necessidade de vacinação das tripulações dos navios que abastecem Fernando de Noronha

"Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal", explicou o ministro em nota.

Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.

"Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal", diz texto de nota à imprensa do gabinete do ministro.

A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais.

Tags

Autor