Prefeitos do Grande Recife e do interior estão insatisfeitos com avanço da vacinação em grupos no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 12/03/2021 às 11:54
X

Prefeitos da Região Metropolitana do Recife e de cidades do interior estão insatisfeitos com o avanço da vacinação contra a covid-19 em grupos prioritários na capital pernambucana.

Enquanto as outras cidades vacinam pessoas a partir dos 75 anos, o Recife abre neste sábado a imunização para pessoas a partir d0s 70 anos.

A orientação da Secretaria de Saúde de Pernambuco é de que a atual fase da campanha priorize pessoas entre 75 e 79 anos.

Até o momento, Pernambuco recebeu 854.360 doses de vacinas. Dessas, 197.056 foram repassadas ao Recife (23,06%), apesar da cidade ter 17% da população do estado. Na semana passada, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou ao UOL que a distribuição das doses tem ocorrido conforme a proporcionalidade dos grupos prioritários de vacinação.

A insatisfação está presente tanto entre prefeitos da base do governo Paulo Câmara como na oposição.

Os prefeitos da base aliada, que são maioria no estado, reagem nos bastidores. Um prefeito da Região Metropolitana do Recife, sob reserva, disse ao Blog nesta sexta que tem sido pressionado na sua cidade em razão do avanço na capital.

"Temos solicitados mais doses e o que é informado é que está sendo proporcional pelo quantitativo da população. A gente tem sofrido pressão com esse avanço de Recife porque a população aqui fica achando que estamos a passos lentos", cita este prefeito, sob reserva de fonte.

Outros três prefeitos de cidades Grande Recife ouvidos pelo Blog também relatam a mesma pressão popular por mais vacinas nas cidades e pela ampliação de público, como no Recife.

Em São Lourenço da Mata, o prefeito Vinícius Labanca (PSB) anunciou nesta quinta a paralisação da vacinação, mas fez apelo ao governo federal para que haja o envio de mais doses.

"Recebemos no dia de ontem 410 vacinas, equivalente a 12% da nossa necessidade na faixa etária de 75 a 79 anos. Hoje à tarde as vacinas já se acabaram. Meu apelo fica ao governo federal para o mais breve possível possa trazer mais vacinas para salvar o nosso povo", afirmou no Instagram.

miguel coelho (1) Foto: Jonas Santos e Alexandre Justino/Divulgação

Já o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), afirma que a cidade já concluiu o recebimento da vacinação de pessoas com mais de 80 anos e agora imuniza pessoas de 75 a 79 anos.

"Concluímos o recebimento de doses de vacinas de 80 anos para cima e recebemos 12% de doses de 75 a 79 anos. Como o Recife está vacinando se sequer recebeu doses na integralidade para esse público?", indaga Miguel.

Miguel ainda disse que fica "receoso" com a sua cidade iniciando a vacinação de pessoas a partir dos 75 anos, enquanto o Recife está a partir dos 70.

"Acho que é ruim essa diferença, não estou opinando nem sei qual a estratégia, mas é uma questão de matemática, os 12% que recebemos para o público de 75 a 79 anos o Recife recebeu também, então, como o Recife está vacinando outro grupo que sequer chegaram doses para esse público? Alguém está ficando no meio do caminho", diz.

Tags

Autor