Representante do Pró Santa na Comissão Eleitoral explica motivo de tumulto na eleição do Santa Cruz

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 11/02/2021 às 12:58
X

A votação para as eleições do Santa Cruz começaram com os ânimos quentes na manhã desta quinta-feira (11). Divergências em relação a lista de sócios aptos a votar provocaram um tumulto proveniente de uma discussão entre membros da atual gestão e integrantes da chapa de oposição Pró Santa, por volta das 11h, na sede do clube. De acordo com o advogado Jhonny Guimarães, que é membro da chapa oposicionista na Comissão Eleitoral, "a listagem de sócios divulgadas na noite de quarta-feira apresentou 174 pessoas que não estavam na lista original". Por isso, ficou acordado com o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, que esses eleitores votariam numa urna separada até que fosse identificado a situação de cada um torcedor "novo" daquela lista.

"Essa lista tem um número determinado de pessoas que foi acompanhado o ano inteiro. Ontem (quarta-feira) quando o clube apresentou às 22h a lista dos adimplentes, a gente identificou 174 pessoas que não estavam na lista original. Apareceram do nada. Ou eles inseriram essas pessoas, ou elas tem uma condição que a gente precisa entender. A gente, como Comissão Eleitoral, acertou com o presidente, que ia trazer essa lista com 174 pessoas e direciona-los para votar numa urna separada, para a gente entender o caso de cada um. O presidente autorizou e a gente distribuiu essas listas com os 174 nomes para os mesários para quando chegasse um deles, fosse encaminhado para a urna especial", explicou Jhonny Guimarães.

LEIA MAIS:

>> Eleição do Santa Cruz: Dody não retira candidatura, mas declara apoio a chapa de oposição Pró Santa

>> “Que seja uma eleição limpa e que vença o melhor”, diz presidente do Santa Cruz

>> Com três chapas na disputa, Santa Cruz elege novo presidente nesta quinta-feira

>> Candidato à vice pela Pró Santa destaca momento de mudança no Santa Cruz

>> Ex-Santa Cruz, técnico Vinícius Eutrópio emociona elenco do Joinville ao presentear jogador com celular

O problema que ocasionou o tumulto, segundo o membro da Comissão Eleitoral, foi quando o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Borba, disse que ia substituir as listas pouco depois do início da votação, que teve o primeiro voto computado às 10h50. A decisão, descumprindo o que havia sido combinado com o presidente Constantino Júnior, acirrou os ânimos entre os componentes da situação e da oposição.

"O Paulo Borba veio dizer que está substituindo as listas. Ele, inclusive, deu três tapas no meu peito. Obviamente que não vou trocar tapa com um senhor de idade. Apenas disse para ele tirar a mão de mim e fiquei parado esperando ele passar. Sou da Comissão Eleitoral, fui da mesa diretora da última eleição e tenho um relacionamento saudável com todo mundo aqui do clube. Eu jamais faria confusão com ninguém. O meu esforço desde ontem junto com meu grupo é para que a eleição aconteça. Mas a verdade é que nem todo mundo hoje (quinta-feira) quer que essa eleição aconteça", afirmou.

Ainda de acordo com Jhonny Guimarães, mais de 700 sócios também apareceram sem nenhum registro de pagamento. Por isso, o trabalho de fiscalização tem sido realizado para que as eleições ocorram corretamente. "Foram 174 pessoas a mais, além de 791 pessoas que não tinham nenhum registro de pagamento, desde a adesão em mais de 10 anos, e apareceram atualizadas hoje. A gente precisava saber se essa atualização foi correta. Isso é um procedimento simples de fiscalização. Estamos fazendo o possível para que as eleições do Santa Cruz sejam realizadas corretamente, mesmo com essa divergência na lista de sócios, que a gente pretende esclarecer durante o dia tranquilamente. Eles não estão obedecendo a determinação do presidente. A gente só está tentando fazer com que a eleição aconteça pacificamente", finalizou o membro da Comissão Eleitoral.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor