Com três chapas na disputa, Santa Cruz elege novo presidente nesta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 11/02/2021 às 6:03
X

O novo presidente do Santa Cruz para o próximo triênio (2021-2023) será definido nesta quinta-feira (11). Três candidatos estão na disputa em uma das eleições mais complicadas da história do Tricolor, por todo contexto conturbado que antecedeu o processo eleitoral. Agora, a partir das 9h até às 20h, os sócios corais poderão ir as Repúblicas Independentes do Arruda para escolher entre o candidato da situação, Roberto Freire, ou os oposicionistas Joaquim Bezerra e Josenildo ‘Dody’. Um deles substituirá Constantino Júnior e terá a missão de tirar o Santa Cruz da Série C do Campeonato Brasileiro. Também serão conhecidos o vice-presidente e os integrantes do Conselho Deliberativo, da Comissão Patrimonial e Comissão Fiscal.

 Para chegar até o dia da votação, o processo eleitoral do Santa Cruz foi marcado por muita reviravolta, controvérsias, adiamentos e troca de farpas. Inicialmente, o pleito estava previsto para acontecer no dia 14 de dezembro, mas foi adiada após uma decisão judicial a pedido da atual gestão, que justificou na época as condições sanitárias decorrentes da pandemia do novo coronavírus como um empecilho para realização do certame. A nova data, então, foi marcada para 10 de fevereiro de 2021, após o final da Série C. Quase dois meses depois do adiamento, tudo caminhava para que a eleição fosse realizada na quarta-feira, 10 de fevereiro, como ficara decidido pela Justiça. No entanto, às vésperas da eleição, um novo adiamento.

Isso porque o Conselho Deliberativo do Santa Cruz enviou um ofício para consulta da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) sobre a realização do pleito na quarta-feira. No documento, Paulo Borba, presidente do conselho em questão, não detalhou o esquema e procedimentos que seriam adotados para a realização da eleição e apenas informou que cerca de 2 mil pessoas circulariam na sede coral durante a eleição. Em resposta, a SES declarou como inviável a realização do evento, destacando que a quantidade de pessoas participantes do pleito não cumpriria Decreto Estadual nº 50.052, de 7 de janeiro de 2021, que limita os eventos corporativos e institucionais a 30% da capacidade do ambiente e proíbe eventos com mais de 150 pessoas simultaneamente.

LEIA MAIS:

>> Após vistoria, Vigilância Sanitária solicita pequenos ajustes para confirmar eleição do Santa Cruz nesta quinta-feira

>> Eleição do Santa Cruz é adiada na véspera e clube aguarda vistoria da SES para realizar pleito

>> >> Secretaria de Saúde vai vistoriar Arruda e eleição do Santa Cruz pode acontecer na quinta-feira

>> Presidente do Conselho Deliberativo confirma adiamento das eleições do Santa Cruz

>> Eleições do Santa Cruz estão adiadas, confirma presidente do Conselho Deliberativo

>> Santa Cruz: Oposição questiona adiamento da eleição e vai tentar interceder junto à Secretaria de Saúde

>> Da confirmação para dezembro ao adiamento: um passo a passo sobre as eleições do Santa Cruz

Para contornar a situação, a Comissão Eleitoral, composta por dois representantes de cada chapa, enviou um ofício à SES, detalhando todo o esquema montado para realização da assembleia com segurança. Além disso, os candidatos das chapas se reuniram no Arruda com o presidente do Santa Cruz, Constantino Junior, para tratar sobre as medidas necessárias para a realização do pleito eleitoral respeitando todos os protocolos de segurança contra a covid-19. Além disso, a SES também informou que faria uma vistoria no Arruda, na quarta-feira, para liberar a sede do clube conforme os protocolos estabelecidos pelo Governo de Pernambuco.

Na tarde de quarta-feira, equipes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento, além do Procon, vistoriaram toda à sede social do clube, onde será realizada a eleição e destacaram apenas pequenos ajustes no posicionamento de grades na entrada do Arruda para separar o fluxo entre eleitores e torcedores que procurariam o setor de inadimplência. Com a solicitação prontamente aceita pelo Tricolor, que logo buscou solucionar o problema, a Apevisa em consonância com os outros órgãos sanitários entregaram o laudo liberando as eleições para esta quinta-feira.

>> Veja quem são os três candidatos à presidência na eleição do Santa Cruz

>> Veja os prós e os contras de quem assumir à presidência do Santa Cruz

CHAPAS

  • Tradição de vitórias, crescimento e união

Presidente: Roberto Freire

Vice-presidente: Osmundo Bezerra

Conselho Deliberativo: Paulo Borba

Comissão Patrimonial: Francisco Buarque de Gusmão

Depois de tentar vários nomes, o grupo da situação optou pelo engenheiro civil Roberto Freire para representar a atual gestão no pleito coral. Ele está presente no Santa Cruz desde 1999, onde já passou por futsal, futebol de base e profissional, além da Comissão Patrimonial. Ele também foi diretor do Núcleo de Gestão do tricolor, cargo que renunciou em fevereiro de 2020.

  • Pró Santa

Presidente: Joaquim Bezerra

Vice-presidente: André Frutuoso

Conselho Deliberativo: Mário de Godoy

Comissão Patrimonial: Thomaz de Aquino

Na oposição, Joaquim Bezerra foi o escolhido para representar o grupo Pró Santa. Na inscrição da chapa houve uma troca, já que o candidato seria André Frutuoso com Joaquim na vice, mas os papeis acabaram se invertendo. O postulante é ligado a educação, onde atualmente atua como diretor de fusões e aquisições do grupo Ser Educacional. No Santa Cruz exerceu o cargo de vice-presidente do Executivo no biênio 2011-2012, na gestão do então presidente Antônio Luiz Neto, com quem rompeu posteriormente após divergências. De lá para cá, tornou-se uma figura ativa na oposição.

  • A Voz da Arquibancada

Presidente: Josenildo “Dody”

Vice-presidente: Wagner José Rodrigues

Conselho Deliberativo: Adriano Celso de Amorim

Comissão Patrimonial: Rogerio Cláudio Farias

A outra chapa de oposição é encabeçada pelo empresário Josenildo Dody, que é ligado ao movimento das torcidas organizadas. Ele, inclusive, é o único postulante que nunca exerceu nenhum cargo na gestão do Santa Cruz. Dody chegou ao Tricolor em 1978 para fazer parte dos coletivos uniformizados, onde junto com um grupo de amigos, montou a Santamante. Atualmente, é presidente da Santa Paz, onde já viajou para várias cidades do Brasil para acompanhar o time.

>> Eleições do Santa Cruz: veja quem tem direito ao voto, ação da oposição e o possível número de votantes

>> Santa Cruz prepara esquema de segurança sanitária para as eleições do clube

SERVIÇO

HORÁRIO: 9h às 20h

QUEM PODE VOTAR:

Pode votar nas eleições do Santa Cruz quem era sócio há mais de um ano das categorias Prata Família, Ouro e Diamante, pois esses planos foram incorporados no Plano Preto e a categoria de Sócio Patrimonial também está apta. Além disso, para votar é necessário estar em dia com o Tricolor. Caso o associado da categoria Preto estiver em atraso mas for sócio coral há mais de um ano, ele pode regularizar no dia das eleições e votar na sua chapa desejada. Os associados da categoria Vermelho não têm direito a voto. A mesma coisa vale para os sócios da categoria Branco.

ENTRADAS:

A entrada será pela Avenida Beberibe passando pela porta de vidro, ao lado da loja, para sócios beneméritos, cadeirantes e idosos. Ao lado, numa grade, será a entrada do público geral. Passando disso, os sócios vão passar por uma triagem e, na sequência, sobem as escadas e vão para as urnas. Lá terão os mesários e os fiscais, o sócio vota e se dirige pra saída na Rua das Moças

PROTOCOLO CONTRA A COVID-19:

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as eleições ganharam contextos diferentes, uma vez que a recomendação é não ter aglomerações. Diante deste cenário, o Santa Cruz preparou um esquema de segurança sanitária para o pleito coral.com álcool em gel na entrada e próxima a cabine de votação, medição de temperatura e um espaçamento largo para evitar contato entre as pessoas. Além disso, o público geral vai votar na parte de cima, enquanto idosos e cadeirantes no centro da sede, próximo a placa administrativa do Santa Cruz. O clube também solicita que os eleitores procurem tomar os devidos cuidados, utilizando máscara de proteção, respeitando o distanciamento e evitando aglomerações tanto durante a votação, quanto após o resultado do vencedor.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor