Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Base do Náutico agrada e chama a atenção, mas subida ao profissional será com cautela

Klisman Gama
Klisman Gama
Publicado em 28/12/2020 às 8:04
Sub-20 do Náutico fez história. Foto: Marlon Costa
Sub-20 do Náutico fez história. Foto: Marlon Costa

Na última terça-feira (22), o Náutico conquistou seu título mais importante das categorias de base. O Timbu foi campeão da Copa do Nordeste Sub-20 em cima do Fortaleza com uma goleada imponente por 5x1. Placar que coroou a grande campanha no campeonato, com seis vitórias e um empate em sete jogos, além de ter o melhor ataque entre todas as equipes e o craque da competição: o meia Juninho Carpina. Troféu que reflete o trabalho feito com os atletas formados em casa e que podem ser utilizados pelo técnico Hélio dos Anjos na equipe profissional nesta reta final de Série B.

“Já conversei com todas as pessoas envolvidas no departamento de base e do departamento profissional que faz essa relação com a base. Os analistas passam para mim vídeos individuais dos jogadores, assisti um compacto para mim do último jogo e vou ter também esse compacto da decisão. Conversei bastante com o Levi (Gomes, técnico do Sub-20), conheço também o Dudu (Capixaba, integrante da comissão técnica), que é um grande conhecedor da base. Estamos olhando esses meninos, sabemos também que no Sub-17 tem coisas interessantes, e a minha história no futebol é isso. Onde passei sempre tive a oportunidade de dar chance para jogadores jovens. Porque não dou a chance só porque tenho essa característica. Tem que ter qualidade”, disse o comandante.

LEIA MAIS

>> Elenco do Náutico vê retomada de confiança com sequência invicta na Série B

>> Antes jogando a cada três dias, Náutico aproveita descanso para encarar reta final da Série B

>> Olímpia-PAR quer Paiva de volta e Náutico tenta ampliar empréstimo até fim da Série B

>> Sob o comando de Hélio dos Anjos, Náutico ressurge e faz valer força dos Aflitos

O Náutico tem se notabilizado nos últimos anos pelos vários jogadores revelados para o futebol brasileiro e também do exterior. Desde o gol, com Jefferson e Bruno, na defesa com os zagueiros Rafael Ribeiro e Carlão e o lateral-direito Hereda, ao meio-campo com os volantes Rhaldney, Wagninho e Luiz Henrique, e o ataque com nomes como Erick, Robinho e Thiago. Vários deles vêm se destacando ao longo dos anos e isso mostra a capacidade que o Timbu apresenta em se renovar a cada ano com esses jovens atletas.

Atualmente, a nova safra que vem pedindo espaço apresenta nomes promissores, como os meias Juninho Carpina e Luís Felipe, o volante Miro, além do atacante Júlio. Atletas que foram integrados ao elenco profissional junto a outras peças do Sub-20. Todos vêm sendo observados por Hélio dos Anjos nos treinamentos, que gostou da qualidade encontrada, e demonstrou empolgação em trabalhar na lapidação de cada um. Porém, o treinador puxou o freio sobre o uso maior de cada um deles. É preciso maturação para que estejam prontos e sejam acionados na hora correta, aos poucos, com a equipe dando a estrutura necessária para o desenvolvimento da prata da casa. 

“Peço que o torcedor entenda que não vai ser de todo jeito que vai se colocar o Juninho Carpina ou outros jogadores. O Carlão entrou e é um jogador de outro nível, o Itambé também. Então não vai ser de qualquer jeito. Esses jogadores têm qualidade, tanto que tiveram a conquista maravilhosa da Copa do Nordeste Sub-20. Agora, não podemos nos precipitar. Mas pode ter certeza que, hoje, dentro do próprio Náutico, não tem ninguém mais interessado em ver a realidade desses meninos do que eu. Porque eu gosto disso, faço com prazer. Tanto que esses meninos, como o Thássio, Itambé, Carpina, Edgo, e outros mais que estão treinando comigo, é porque gosto de vê-los de perto”, acrescentou. 

“Nesta semana mesmo vou colocar para treinar um menino do Sub-17, que me passaram informações dele, só para ver e entender um pouco o potencial do jogador. Só não pode ter precipitação. Eu tenho 36 anos de futebol, sempre coloquei jovens para jogar. Se eu citar aqui, são muitos mesmo. Mas tem que ter um pouquinho de calma. Eu tenho no meu Twitter gente falando que tem que ser fulano, ciclano. As coisas tem que estar nos seus devidos lugares. Potencial a base do Náutico tem. E se tivermos a chance de continuar um trabalho no Náutico pode ter certeza que vou olhar com muito carinho, como sempre olhei as bases dos clubes por onde trabalho”, finalizou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias