Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Uefa investiga ofensa racista de quarto árbitro a auxiliar do Istanbul

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 08/12/2020 às 21:31
Jogadores de PSG e Istanbul deixaram o gramado do PSG após ato racista. FOTO: FRANCK FIFE / AFP
Jogadores de PSG e Istanbul deixaram o gramado do PSG após ato racista. FOTO: FRANCK FIFE / AFP

Após a suspensão da partida entre PSG e Istanbul, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, nesta terça-feira (8), a Uefa se pronunciou. O jogo foi paralisado após o quarto árbitro Sebastian Col?escu, da Romênia, se dirigir de maneira racista ao auxiliar técnico do time turco Pierre Webó, no estádio Parc des Princes. A entidade do futebol Europeu afirmou que irá investigar o caso.

"A Uefa está ciente do incidente durante o jogo desta noite entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, pela Liga dos Campeões, e irá conduzir uma investigação. Racismo, e qualquer forma de discriminação, não tem lugar no futebol", diz a nota da entidade, publicada nas redes sociais.

LEIA MAIS:

>Zagueiro brasileiro comenta decisão de deixar jogo após racismo em PSG x Istanbul

>Em momento histórico, jogadores de PSG e Istanbul deixam campo após ataque racista

>Pandemia de coronavírus causa déficit de quase 1 bilhão de dólares à MLS

Já eliminado da competição, o Istanbul apenas cumpria tabela, enquanto o PSG ainda buscava garantir a vaga nas oitavas de final, no Grupo H. A partida começou truncada, com faltas dos turcos e posse de bola dos franceses, quente, mas sem perigo.

Até que os fatos começaram a se desenrolar, parando o jogo aos 18 minutos do primeiro tempo. Após um cartão amarelo para o zagueiro brasileiro Rafael, do time turco, Webó reclamou. O auxiliar não estava no banco de reservas, mas um pouco mais acima, nas cadeiras. Foi quando Col?escu se dirigiu a ele com termos racistas.

De acordo com Rafael, o quarto árbitro disse "negro, sai daí, você vai embora" e expulsou Webó. Foi quando o jogador francês Demba Ba, ex-Chelsea, decidiu se posicionar, discutido com o romeno. O árbitro central foi até o banco do Istanbul e o expulsou. Até que Demba Ba contou que o membro da arbitragem proferiu palavras racistas para o ex-jogador Pierre Webó.

Isso juntou jogadores no local, que passaram a pressionar o árbitro. Em defesa de Webó, Neymar e Mbappé, do PSG, disseram ao árbitro que enquanto Sebastian Col?escu estivesse em campo, eles não jogariam. Até que todos os jogadores dos dois times deixaram o gramado, em direção aos vestiários.

Ainda ouve uma tentativa por parte da Uefa, segundo o site francês RMC Sport, de recomeçar o jogo, sugerindo trocar Col?escu por um membro da arbitragem de vídeo. Os times continuaram a negar o retorno. Depois de discutir com PSG e Istanbul, a entidade decidiu que, "de maneira excepcional contando os minutos restantes", o jogo continua nesta quarta-feira (9), às 14h55, com uma nova equipe de arbitragem.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias