Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Da mesma geração, Neymar e Coutinho voltam a se enfrentar, agora na final da Champions

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 20/08/2020 às 12:27
Craques atuaram juntos nas seleções de base e agora estarão em lados opostos na final da Liga dos Campeões. Foto: AFP
Craques atuaram juntos nas seleções de base e agora estarão em lados opostos na final da Liga dos Campeões. Foto: AFP

A final da Liga dos Campeões entre Paris-Saint Germain e Bayern de Munique no próximo domingo (23), às 16h, no Estádio da Luz, em Portugal, colocará frente a frente dois craques brasileiros da mesma geração. Amigos fora de campo e companheiros de seleção, Neymar e Philippe Coutinho estarão em lados opostos na decisão do maior título de clubes do continente europeu. Nascidos em 1992 e revelados por Santos e Vasco, respectivamente, os dois se conheceram na seleção brasileira sub-17, mas jogaram contra pelos clubes. 

Até chegar a decisão da Champions, os craques seguiram uma trajetória recente distintas nas suas carreiras e chegam à final em um contexto bem diferente nos seus respectivos clubes.  Enquanto Neymar chega à final como a grande estrela e esperança de título do PSG, Coutinho é reserva no Bayern de Munique e tem sido utilizado constantemente apenas no decorrer das partidas. 

TRAJETÓRIA

Campeão da Champions em 2015 pelo Barcelona, o camisa 10 da seleção brasileira chegou ao PSG na temporada 2017/2018 como a contratação mais cara da história do futebol mundial, custando 222 milhões de euros aos cofres parisienses. Na aquisição, o clube almejava chegar ao tão sonhado título europeu sob o comando de Neymar. O objetivo, porém, ainda não foi alcançado. Isso porque nas últimas duas edições do mata-mata, o brasileiro esteve machucado e apenas viu de longe o PSG fica pelo caminho para Real Madrid em 2018 e Manchester United em 2019.

LEIA MAIS:

> Final da Champions entre PSG x Bayern será transmitida no Parque dos Príncipes

> Bayern vence Lyon e será adversário do PSG na final da Champions League

> PSG é o quinto clube francês a chegar a uma final de Champions

> Neymar destaca ‘volta por cima’ no PSG após duas temporadas marcadas por lesões

Agora, na primeira temporada com o craque em campo na reta decisiva, o PSG fez história e chegou pela primeira vez à final da Liga dos Campeões. Nas oitavas de final, o time francês passou pelo Borussia Dortmund com gol de Neymar nos dois jogos decisivos. Quebrada a maldição das oitavas, que aterrorizou o time francês nas duas temporadas anteriores, veio a pandemia do novo coronavírus e a paralisação do futebol por mais de três meses. Na volta da competição, com jogos únicos sendo disputados em Portugal, o PSG retornou com tudo.

Foto:CBF

Nas quartas de final, virada eletrizante sobre o Atalanta nos minutos finais da partida. Destaque para assistência de Neymar no gol de Marquinhos e um passe milimétrico para Mbappé receber dentro da área e rolar para Choupo-Moting virar a partida. Já nas semifinais, o PSG não tomou conhecimento do RB Leipzig e ganhou por 3 a 0. Mais uma vez o craque brasileiro não deixou o seu gol, contribuindo para a vitória com um passe magistral de letra para o gol do argentino Di Maria. Agora, o clube parisiense está a um jogo da maior glória de sua história.

COUTINHO

No outro lado, Coutinho pôde ver com os próprios olhos as voltas que o mundo do futebol dá. Titular absoluto no Liverpool, o craque mostrava em campo um ótimo desempenho, que inclusive o credenciou a ter cadeira cativa na seleção brasileira, principalmente após a chegada do técnico Tite. O sucesso no clube inglês, porém, foi interrompido. Em janeiro de 2018, Coutinho foi anunciado no Barcelona como sucessor de Iniesta e postulante à substituto de Neymar, mesmo com características diferentes. 

O desempenho no clube catalão foi abaixo do esperado. De longe, viu seu ex-clube, o Liverpool, chegar a duas finais de Liga dos Campeões, conquistando-a na temporada 2018/2019. Após um ano e meio no Barcelona, Coutinho foi emprestado ao Bayern de Munique no início da temporada 2019/2020. Com a camisa 10, o atleta começou bem, mas depois o rendimento voltou a cair e o brasileiro foi alçado ao banco de reservas. 

Fora dos onze titulares, Coutinho foi utilizado constantemente nos jogos do mata-mata, principalmente após a volta do futebol. Nas quartas de final, o brasileiro marcou duas vezes e deu uma assistência no goleada histórica de 8 a 2 aplicada pelo Bayern no seu ex-clube, o Barcelona. Já nas semi, diante do Lyon, o meia entrou no segundo tempo e chegou a balançar as redes, mas o lance acabou sendo anulado por impedimento e o jogo terminou com vitória por 3 a 0. 

Agora, Coutinho alcança um de seus principais objetivos no futebol europeu e chega à final da Liga dos Campeões. O jogo, ao que tudo indica, será seu último com a camisa do Bayern de Munique, devido ao fim do empréstimo e a não opção de compra por parte do clube bávaro. Oportunidade, portanto, para Coutinho encerrar sua passagem na Alemanha com o maior título do futebol europeu.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias