Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

PSG é o quinto clube francês a chegar a uma final de Champions

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 19/08/2020 às 7:30
AFP
Diferente da final disputada em Lisboa, que teve o Bayern como vencedor, as equipes devem entrar em campo nesta quarta com desfalques - FOTO: AFP

AFP

O Paris Saint-Germain, que eliminou o RB Leipzig (3x0) nesta terça-feira (18) nas semifinais, se tornou o quinto clube francês de futebol a se classificar para uma final da Copa da Europa/Liga dos Campeões, o maior torneio de clubes do continente, desde a criação dessa competição em 1955.

Até agora, a única equipe francesa a erguer o troféu foi o Olympique de Marselha, em 1993, mas também alcançaram esta etapa o Reims (1956 e 1959), o Saint-Étienne (1976), o Olympique de Marselha (1991, além daquela que venceu dois anos depois) e o Monaco (2004), equipe do Principado de mesmo nome, mas que disputa o campeonato francês.

 

PSG busca título inédito da Champions. Foto: AFP

REIMS, O PIONEIRO

Em meados da década de 1950, o Stade de Reims dominava o futebol francês com Raymond Kopa como grande destaque. O campeonato europeu tinha acabado de ser criado e se chamava Copa dos Clubes Campeões, e o Reims teve a honra de disputar a primeira final, contra o Real Madrid.

Os dois clubes se conheciam bem. Um ano antes, o Real Madrid havia vencido o Reims por 2x0 no Parque dos Príncipes, em Paris, na final da Copa Latina, um torneio de certa forma antecessor da Copa da Europa.

Em junho de 1956, o Reims quase ergueu seu primeiro título europeu. Chegou a abrir uma vantagem de 2x0 no Parque dos Príncipes aos 11 minutos, mas acabou perdendo por 4x3 para o grande Real Madrid do lendário Alfredo Di Stéfano.

VICE DE NOVO

Três anos depois, o Reims voltou à final e novamente teve que enfrentar o Real Madrid, que conquistou os três primeiros títulos europeus. Kopa desta vez estava na equipe oposta, o time espanhol.

O jogo foi disputado em Stuttgart, na Alemanha, e a superioridade da equipa madrilenha foi clara: 2 a 0.

No dia 12 de maio de 1976, o Saint-Étienne de Jean-Michel Larqué enfrentou o Bayern de Munique de Franz Beckenbauer na final em Hampden Park em Glasgow, na Escócia, diante de 65.000 espectadores.

LEIA MAIS

> Neymar destaca ‘volta por cima’ no PSG após duas temporadas marcadas por lesões

> Pai ta on: Neymar quebra a internet com ida de PSG à final da Champions

> Com Neymar em alta, Paris Saint-Germain está na final da Champions League

SAINT-ÉTIENNE E O TRAVESSÃO

O Saint-Étienne chegou à final da Liga dos Campeões após ter eliminado clubes como Glasgow Rangers, Dinamo de Kiev e PSV Eindhoven. Mas em duas ocasiões os 'Verts' esbarraram com o travessão na final.

Daí surgiu a lenda das "traves quadradas" devido às bordas salientes daquele travessão. Na França é praticamente o que se lembra daquela final, ofuscando o gol anulado do atacante alemão Gerd Müller por impedimento e até o gol da vitória do Bayern (1x0), marcado por Franz Roth, no segundo tempo (57).

DERROTA DO OLYMPIQUE

Em 1991, o Olympique de Marselha chegou à final da Copa da Europa pela primeira vez em sua história.  O Velho Continente vivia um momento histórico turbulento, com o fim da União Soviética e Leste e Oeste travaram uma última batalha no futebol europeu, com o Estrela Vermelha de Belgrado contra o time do sul da França.

Na final disputada em Bari, na Itália, diante de 56 mil pessoas, os dois clubes não moveram o placar de 0x0, nem no tempo regulamentar, nem na prorrogação. A disputa de pênaltis (5-3) foi vencida pelo Estrela Vermelha de Robert Prosinecki contra o Olympique de Marselha de Jean-Pierre Papin.

VITÓRIA DO OLYMPIQUE

Em 1992, a Copa da Europa mudou de nome, passando a se chamar Liga dos Campeões. E em 1993, a França fez história com seu primeiro título.

Depois de duas rodadas eliminatórias, o Olympique de Marselha disputou uma fase de grupos em que terminou em primeiro, vencendo o Glasgow Rangers, o Brugge e o CSKA Moscou, garantindo a passagem para a final contra o poderoso Milan.

No dia 26 de maio de 1993, o Marselha, liderado por Didier Deschamps, venceu o Milan por 1x0 com uma cabeçada de Basile Boli pouco antes do intervalo. O OM ficou mais tarde marcado por um escândalo de manipulação de resultados protagonizado por seu presidente Bernard Tapie, que custou ao time a perda de seu último título nacional e um rebaixamento para a segunda divisão.

MOURINHO VENCE O MONACO

Na edição de 2003-2004, a segunda fase de grupos é substituída na Liga dos Campeões pelas oitavas de final.

O Monaco de Didier Deschamps, que faz sua estreia como técnico, impressiona na fase de grupos (8x3 contra o Deportivo La Coruña), bate o Lokomotiv Moscou nas oitavas de final e depois surpreende ao eliminar o Real Madrid nas quartas de final e o Chelsea nas semifinais.

A final em Gelsenkirchen, na Alemanha, é totalmente inesperada, com o Monaco e o Porto, comandado pelo jovem técnico José Mourinho. A equipe portuguesa acabou sendo claramente superior e conquistou o título vencendo por 3x0.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias