Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Brasil 4x1 Itália: a consagração do tricampeonato

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 20/04/2020 às 11:44
ESTADÃO CONTEÚDO
Pelé é tricampeão do Mundo com a Seleção Brasileira - FOTO: ESTADÃO CONTEÚDO

A invasão dos fotógrafos no gramado, mesmo antes do apito final do árbitro, era legítima. O último gol do Brasil na Copa do Mundo de 1970 foi uma obra-prima! E olhe que a seleção brasileira marcou muitos golaços no Mundial do México e até lances que não balançaram a rede foram eternizados, como o chute de meio de campo contra a Checoslováquia, a cabeçada defendida pelo goleiro inglês Banks e o drible desconcertante no uruguaio Mazurkiewicz (todos protagonizados por Pelé).

Mas aquele quarto gol na Itália foi, com o perdão do clichê, fechar com "chave de ouro". O baile de Clodoaldo nos atônitos italianos, o toque de Rivellino para para Jairzinho, que passou para Pelé. O Rei ajeitou e Carlos Alberto Torres soltou um míssil, estufando  a rede do goleiro Albertosi. Não precisava de mais nada: Brasil 4x1, para delírio da maioria dos mais de 100 mil torcedores no estádio Azteca. Brasil tricampeão do mundo. Todos os jogos da campanha do Brasil foram retransmitidos pelo canal fechado Sportv.

LEIA MAIS

> Brasil 4×1 Checoslováquia: um deleite a cada jogada

> Brasil 1×0 Inglaterra: um grande gol, em um grande jogo

> Brasil 3×2 Romênia: sobrou para o goleiro

> Brasil 4×2 Peru: Tostão desencanta

> Brasil 3×1 Uruguai: o troco vinte anos depois

A Canarinho chegou à final após vencer na primeira fase a Checoslováquia (4x1), a Inglaterra (1x0) e a Romênia (3x2). Nas quartas, vitória por 4x2 sobre o Peru. Na semifinal, triunfo por 3x1 ante o Uruguai. Já a Squadra Azzura bateu a Suécia (1x0), e empatou por 0x0 com Uruguai e Israel. Nas quartas, bateu o México por 4x1. Na semifinal, superou a Alemanha no épico 4x3, com cinco gols saindo na prorrogação.

E o primeiro tempo no estádio Azteca acabou empatado. Pelé, de cabeça, abriu o placar aos 18. Foi o quarto gol do Rei nos gramados mexicanos, seu 12º na história das Copas. Mas aos 37, em um erro de Clodoaldo, Boninsegna empatou: 1x1.

Mas a segunda etapa, o Brasil atropelou. Aos 21, Gérson acertou um potente chute de fora área, colocando a seleção brasileira de novo à frente do placar. Cinco minutos depois, Gérson deu lindo lançamento para Pelé, que ajeitou de cabeça para Jairzinho entrar quase com bola e tudo para o gol. Foi o sétimo gol do "Furacão" na Copa.  E aos 42, o lance magistral, que começou com Clodoaldo e acabou com o chute do capita.

Com três títulos, o Brasil ficava em definitivo com a taça Jules Rimet. Mas como tudo não pode ser perfeito, o troféu foi roubado e depois derretido. Mas isso é uma outra história...

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, uma overdose de Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Para você, quais os maiores meias que já vestiram a amarelinha? Qual seria o time ideal combinando os jogadores que disputaram as Copas do Mundo de 1982 e 2002 pelo Brasil?

Além desses temas, o programa também trouxe o tradicional duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade. Nesta semana, o embate foi entre Modric x Seedoorf. Quem você prefere? Também relembramos um grande jogo da Copa do Mundo de 2010, onde o atacante Luiz Suárez saiu de vilão para herói com a camisa do Uruguai. Ah, na trilha sonora do programa... Queen! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias