Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Brasil 4x2 Peru: Tostão desencanta

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 18/04/2020 às 12:45
Tostão marcou dois gols no jogo. Foto: Reprodução/ Instagram
Tostão marcou dois gols no jogo. Foto: Reprodução/ Instagram

Ele era uma das maiores "Feras do Lobo Zagallo". Um dos mais inteligentes, tanto que recebeu a camisa 9, mesmo sendo um 10. E na Copa do Mundo de 1970, jogou como 9, 10, 8...Tostão era craque, mais um fora de série daquela seleção. Só que ainda não tinha balançado a rede no Mundial mexicano. Até chegar a fase de quartas de final.

Após bater a Checoslováquia por 4x1, a Inglaterra por 1x0 e a Romênia por 3x2, o Brasil avançou em primeiro no Grupo 3. Já o Peru era treinado pelo grande Valdir Pereira, o Didi, o "Príncipe Etíope", o inventor da folha seca e bicampeão mundial em 1958 e 1962. Aliás, a televisão mexicana errou, creditando na abertura do jogo Walter Pereira, em vez de Valdir Pereira. Bom lembrar que nas Eliminatórias, o Peru desclassificou a Argentina, segurando um empate por 2x2 na Bombonera. Na Copa, no Grupo 4, os peruanos venceram a Bulgária por 3x2, o Marrocos por 3x0, perdendo apenas para a Alemanha por 3x1. Em segundo lugar, teve que encarar a Canarinho nas quartas.

E se tinha um bom time, com destaque para os meio-campistas Mifflin e, principalmente, Cubillas, o Peru era frágil na defesa. E isso logo ficaria claro no começo do jogo. Com 15 minutos, 2x0 no placar, gols de Rivellino e dele, Tostão, que desencantou na competição. Rivellino estava de volta ao time, assim como Gérson. Na lateral esquerda, Marco Antônio jogou no lugar do machucado Everaldo. Zagallo escalou: Félix, Carlos Alberto, Piazza, Brito e Marco Antônio; Clodoaldo, Gérson e Rivellino; Jairzinho, Tostão e Pelé.

LEIA MAIS

> Magia da Seleção Brasileira de 1970 de volta

> Para você, quais os maiores meias da história da Seleção Brasileira? Ouça no podcast Liga do Escrete

> Seleção brasileira de 1982 grava vídeo para ajudar favelas contra covid-19

Em desvantagem, o Peru foi para cima e conseguiu descontar aos 28, após falha de Félix no chute de Gallardo. Isso fez o Brasil voltar com tudo no segundo tempo, pressionando ao seu estilo clássico de toque de bola, mas acelerando quando necessário. E aos sete, a seleção brasileira chegou ao terceiro gol. Em jogada de Pelé, Tostão, como centroavante, mandou outra bola para o fundo do gol de Rubiños. Segundo gol do craque do Cruzeiro na Copa, que encerraria a carreira de forma precoce três anos depois, no Vasco, após problema na retina. Uma pena.

O Peru não desistiu e descontou mais uma vez, agora com Cubillas, aos 24. Mas o Brasil chegou a mais um gol aos 31, com Jairzinho. Foi o quinto gol do "Furacão", que acabaria a competição com sete tentos, atrás apenas do alemão Gerd Müller, que anotou dez gols.  O Peru ainda assustou, mas Félix se recuperou em duas boas defesas. O Peru voltava para casa, o Brasil seguia para semifinal para encarar o Uruguai e os fantasmas de 1950.

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, uma overdose de Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Para você, quais os maiores meias que já vestiram a amarelinha? Qual seria o time ideal combinando os jogadores que disputaram as Copas do Mundo de 1982 e 2002 pelo Brasil?

Além desses temas, o programa também trouxe o tradicional duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade. Nesta semana, o embate foi entre Modric x Seedoorf. Quem você prefere? Também relembramos um grande jogo da Copa do Mundo de 2010, onde o atacante Luiz Suárez saiu de vilão para herói com a camisa do Uruguai. Ah, na trilha sonora do programa... Queen! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias