Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santiago Bernabéu sedia Libertadores para mais uma final histórica

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 09/12/2018 às 8:17
 AFP
Estádio do Real Madrid - FOTO: AFP

AFP

O estádio Santiago Bernabén está prestes a adicionar mais uma final histórica em sua coleção, neste domingo, com a decisão da Libertadores entre os arquirrivais argentinos Boca Juniors e River Plate. "Para o estádio, é um orgulho esta final. Este é um estádio que já teve grandes jogos e nunca teve uma partida assim", disse à AFP o diretor do jornal esportivo AS, Alfredo Relaño.

Em seus 71 anos de história, o Bernabéu organizou uma final da Copa do Mundo, uma decisão da Eurocopa e quatro da Liga dos Campeões. Além disso, também sediou três finais intercontinentais.

LEIA MAIS:

Com destino a Miami, avião do pernambucano Hernanes faz pouso forçado

Seleção brasileira feminina cai duas posições no ranking da FIFA

Sorteio de grupos da Copa do Mundo Feminina será neste sábado

Valverde espera contar com Luis Suárez contra o Espanyol

 

Final da Copa do Mundo de 1982

No dia 2 de julho de 1982, a Itália venceu a Alemanha Ocidental por 3 a 1 na decisão. A Copa do Mundo marcou a retomada da democracia na Espanha, após 40 anos de ditadura.

Reformado para a ocasião, com uma cobertura que cobriu 75% da arquibancada e com a colocação de marcadores eletrônicos, o Bernabéu viu de perto a explosão de alegria do presidente italiano Sandro Pertini (1896-1990).

O octogenário mandatário não exitou em celebrar ao máximo cada gol de seu país, de maneira pouco respeitosa ao protocolo, e sob o olhar contrariado dos dirigentes alemães-ocidentais.

Final da Eurocopa de 1964

No dia 2 de junho de 1964, uma Espanha ainda em pleno franquismo organizou a Eurocopa para colocar o país no primeiro plano esportivo.

Para a partida decisiva contra a União Soviética, o técnico espanhol José Villalonga desenhou o campo e explicou a tática representando os jogadores adversários como abacaxis e os espanhóis como pedras. Uma pergunta do comandante se tornou famosa: "o que são mais fortes, as pedras ou os abacaxis?".

As pedras terminaram vencendo por 2 a 1 a URSS, uma vitória que foi transformada em uma imagem esportiva de uma ditadura anticomunista.

Foi o primeiro e único título espanhol até a era de ouro no início dos anos 2000, com dois troféus da Eurocopa (2008, 2012) e uma Copa do Mundo (2010).

Finais da Liga dos Campeões

Fundador da Copa da Europa de clubes, que com o tempo se tornaria a Liga dos Campeões, o Real Madrid e seu estádio sediaram a segunda edição do torneio, dia 30 de maio de 1957.

Os merengues de Di Stéfano, Gento e Kopa venceram a Fiorentina por 2 a 0, levantando o segundo dos cinco troféus consecutivos da equipe na competição.

Doze anos depois, o estádio sediou a vitória por 4 a 1 do Milan sobre o Ajax, dia 28 de maio de 1969. Esta decisão ficou famosa pela imagem do árbitro espanhol José María Ortiz de Mendíbil sendo carregado nos ombros dos torcedores, no maior estilo toureiro.

O Bernabéu também sediou outras duas finais europeias. No dia 28 de maio de 1980, o Nottingham Forest venceu o Hamburgo por 1 a 0. Já no dia 22 de maio de 2010, com o novo formato da Liga dos Campeões, a Inter de Milão venceu o Bayern de Munique por 2 a 0.

Os italianos chegaram ao tricampeonato sob as ordens do técnico português José Mourinho, que abandonou o clube para comandar o Real Madrid na temporada seguinte.

Finais da Copa Intercontinental

Assim como as duas Copas da Uefa vencidas pelo Real Madrid, em 1985 e 1986, quando a decisão era disputada em jogos de ida e volta, o Bernabéu também foi palco de três Copas Intercontinentais em finais de dois encontros.

Em 1960, o Real Madrid empatou sem gols na visita ao Peñarol, mas venceu por 5 a 1 em Madri. Em 1966, foi o clube uruguaio que venceu o torneio derrotando os merengues por 2 a 0 tanto na capital espanhola quanto em Montevidéu.

O Santiago Bernabéu também sediou um jogo de desempate da final Intercontinental de 1964, entre Inter de Milão e Independiente de Avellaneda. Os italianos venceram por 1 a 0.

Agora, o estádio pode acrescentar mais uma final de histórica em seu catálogo: a primeira Libertadores decidida fora da América do Sul.

"Ter um River-Boca no Bernabéu é um presente. Ter um jogo tão grande, tão bonito, tão impressionante", considerou Relaño.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias