Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Placar de 47x0 nas categorias infantis da Espanha levanta discussão sobre grandes goleadas

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 18/12/2017 às 17:20
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Se o 7x1 sofrido para a Alemanha foi complicado na Copado Mundo de 2014, para o time profissional, imagine uma equipe das categorias de base ser derrotado por 20x0, 30x0, 47x0. Foi exatamente isso o que aconteceu na Espanha, com o time dos garotos do Las Coloradas B. O grupo com a média de idade entre 11 e 12 anos, perdeu de 47x0.

O fato aconteceu nas Ilhas Canárias, e ambas as equipes são da categoria Alevín. Os meninos do time Las Palmas B foram os responsáveis por balançarem as redes e conseguirem o placar, até então, inédito no futebol. Os garotos foram campeões em 11 ligas disputadas nas categorias de base do país na última temporada. Nos 20 minutos iniciais da partida, foi marcado um gol a cada volta que o ponteiro deu no relógio. Isso mesmo. Foram 20 gols, em 20 minutos, e até o apito final, Las Palmas B completaram os 47 tentos.

A situação voltou a levantar o questionamento sobre o respeito no futebol quando um time está em larga vantagem em relação ao outro. Sofrendo pela derrota, a diretoria do Las Coloradas ressaltou que o principal culpado pelo resultado está fora de campo. Para eles, o sistema de competição obriga os garotos a enfrentar uma equipe muito superior tecnicamente. Isso teria provocado a má sorte, ou ineficiência no resultado para o time, que não conseguiu dar ao menos dois passes seguidos sem perder a bola.

Já o Las Palmas, mesmo com a vantagem, defendem que o esporte não está dando chances iguais a todos no futebol de base local, e que o resultado tão desigual não ensina os garotos. No entanto, há quem discorde, e acredite que o ocorrido faz parte das consequências do esporte, no qual um time ganha e o outro perde.

LEIA MAIS:

Neymar reúne estrelas do futebol mundial para especial de Natal no SBT

Federação Espanhola entra em ação para evitar goleadas humilhantes nas divisões infantis

Audiência na Espanha indica apropriação de recursos da CBF por Ricardo Teixeira

Educação da base espanhola em grandes goleadas

No dia 3 de junho deste ano, a equipe do CD Serranos, da cidade de Valência, fez 25×0 no Benicalap, e o técnico da equipe vencedora foi demitido sob alegação de que houve desrespeito com o rival e ele não fez nada para amenizar a situação. Chateado, o profissional demitido foi à Justiça. A atitude do Serranos levantou a discussão no futebol espanhol sobre como gerenciar disparidades técnicas entre as equipes de crianças. Há uma orientação da comissão de base da Federação Espanhola que serão implementadas. Uma delas é que as súmulas dos jogos não registrem diferenças superiores a sete gols. Os nomes dos autores dos gols também não serão divulgados.

Mesmo sem regras, muitos clubes espanhóis, que disputam a primeira divisão no profissional, já evitam esse tipo de disparidade com outros tipos de artifícios. O Barcelona, por exemplo, não orienta ninguém a parar de fazer gols, mas quando a partida chega a um placar muito elástico, os técnicos fazem alterações para diminuir o ritmo dos garotos. Alguns meninos são orientados a jogar com a perna menos habilidosa em tais situações. Outras equipes fazem com que os jogadores não comemorem os gols quando a diferença chega a dez.

 

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias