Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Brasil vence e confirma o primeiro lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 31/08/2017 às 23:39
Foto: AFP
Foto: AFP

Com um pouco mais dificuldade do que em jornadas anteriores sob o comando de Tite, o Brasil venceu o Equador por 2x0 nesta quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa 2018. Com esses três pontos, os pentacampeões chegaram aos 36 e garantiram o primeiro lugar no qualificatório com três rodadas de antecedência. Foi a nona vitória seguida no torneio. Na próxima terça, os canarinhos vão a Barranquilla enfrentar a Colômbia.

As propostas eram bem distintas dos dois times com o mesmo objetivo de vencer. O Brasil com a bola no pé tentando colocar velocidade e o Equador todo atrás esperando a brecha para o contra-ataque. Mas foi frustrante ver que as defesas levaram bem mais vantagem sobre os ataques. Sejamos mais justos com os brasileiros, que tentaram o gol da maneira menos indicada.

Leia mais:

Tite diz que o momento é de afirmação e elogia variação tática

Brasil vence e confirma o primeiro lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas

Confira a galeria de Brasil 2×0 Equador

Willian reconhece dificuldade do Brasil no primeiro tempo

Ao invés de jogarem mais na ponta, Willian e Neymar afunilaram demais o jogo. Com a chegada de Paulinho, os donos casa ficaram amontoados no corredor central, além de deixar Gabriel Jesus sem espaço para jogar. O Equador fez o que lhe restava mesmo. Ainda que precise de três pontos para manter-se na briga, os rivais sabiam muito bem que se fossem para cima, como fizeram em Quito, a história não terminaria bem. Só que os canarinhos não deram brecha.

As melhores oportunidades de gol vieram numa jogada individual de Paulinho, que passou por três adversários mas o goleiro espalmou; e Gabriel Jesus, num lançamento longo de Casemiro. Banguera apareceu bem outra vez. Aos equatorianos sobraram as bolas paradas, sem grande problema para Alisson.

Para o segundo tempo, o técnico brasileiro veio com Thiago Silva no posto de Miranda, deixando a zaga titular do Paris Saint Germain - Marquinhos/Thiago. Mas a mudança mais significativa foi a chegada dos laterais, que deram mais uma opção para o jogo. O Brasil passou a rondar mais a área do Equador. Vendo que precisava mais chegada, Tite sacou Renato Augusto para acionar Philipe Coutinho.

A defesa equatoriana teve mais trabalho, mas ainda dificulutava a finalização. Até uma cobrança de escanteio de Willian aos 24 minutos. Marquinhos subiu e levou com ele dois marcadores. Ninguém achou a bola, que sobrou limpa para Paulinho, livre, mandar a bomba no meio do gol.

Não tinha mais alternativa para o Equador, a não ser tentar atacar. Caicedo e Cazares entraram, mas foi o Brasil a encontrar seu melhor jogo. Philipe Coutinho entrou em ação aos 30 minutos. Arrancou pela meia esquerda e mandou por elevação para Gabriel Jesus. O camisa 9 deu um lençol no marcador e tocou de cabeça para Coutinho, que finalizou no canto direito.

Aí foi só administrar o jogo e esperar a melhor chance para os contra-ataques. E elas apareceram. Só não renderam melhores frutos porque Neymar abusou do invidualismo. Marcado no mínimo por dois adversários, o camisa 10 não conseguia dar sequência às jogadas.

Ficha do jogo - Brasil x Equador

Brasil

Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda (Thiago Silva) e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto (Philipe Coutinho), Willian (Luan) e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

Equador

Banguera; Velasco, Achillier, Arboleda e Ramírez; Pedro Quiñonez, Noboa, Antonio Valencia, Gaibor (Caicedo); Emer Valencia (Cazeres) e Martínez (Marcos Caicedo). Técnico: Gustavo Quinteros.

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Árbitro: Mario Díaz de Vivar (PAR). Gols: Paulinho, aos 24; Philipe Coutinho, aos 30 do segundo tempo. Cartões amarelos: Gabriel Jesus, Neymar, Velasco e Martinez.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias