Cenas: brasileiros são escolhidos para testar a nova ferramenta de vídeos do Instagram

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 13/11/2019 às 18:37
O Cenas vem com algumas funções para facilitar a edição de clipes breves na rede social sem precisar recorrer a aplicativos de terceiros
O Cenas vem com algumas funções para facilitar a edição de clipes breves na rede social sem precisar recorrer a aplicativos de terceiros FOTO: O Cenas vem com algumas funções para facilitar a edição de clipes breves na rede social sem precisar recorrer a aplicativos de terceiros

Brasileiro adora uma exclusividade. E quando ela vem acompanhada de interação e muitos vídeos nas redes sociais é sucesso na certa. Nesta terça-feira (12) o Instagram anunciou o teste da nova função Cenas que permite aguçar a criatividade e modificar o formato dos vídeos na plataforma. A novidade ainda é uma exclusividade do Brasil. Estamos muito chiques!

A ferramenta permite filmar e editar vídeos curtos para publicar nos Stories. Entre as opções de edição estão adicionar trilha sonora, mudar a velocidade do clipe, gravar com as mãos livres e o modo fantasma. A novidade, no entanto, precisa da resposta dos usuários para implementação definitiva, já que se trata de um experimento.

As publicações feitas com o Cenas podem ter destaque em seção exclusiva da aba Explorar do Instagram, e posts do tipo ganham uma etiqueta próxima ao nome do usuário para indicar a ferramenta. O recurso pode ser acessado a partir da câmera do Stories, e o clipe é compartilhado com todos os seguidores, no Direct ou apenas na lista de melhores amigos. A funcionalidade já está disponível para iOS e Android.

Como usar o Cenas?

O Cenas vem com algumas funções para facilitar a edição de clipes breves na rede social sem precisar recorrer a aplicativos de terceiros, já que todas as ferramentas ficam no lado esquerdo da tela. Diferente dos Stories comuns, o recurso permite cortar e juntar partes diferentes de vídeos, ou escolher gravar determinada cena novamente sem perder todo o clipe já salvo.

As ferramentas ficam no lado esquerdo da tela

Para usá-lo, basta entender um pouco de cada funcionalidade. O temporizador e a contagem-regressiva (com o símbolo de um relógio) possibilita gravar com as mãos livres e a sincronizar o vídeo com a música de fundo, que pode ser inserida com o popular sticker de Música (símbolo de nota musical). Já a ferramenta fantasma só aparece quando o usuário grava o primeiro take e permite sincronizar partes do clipe, mudar a ordem de cenas ou editar apenas trechos específicos.

Além desses, também é possível mudar a velocidade do clipe. Podendo deixar a reprodução em câmera lenta ou mais rápida. As funcionalidades parecem com as do popular aplicativo chinês TikTok e garantem ser um concorrente de peso da plataforma.