Apple lança seus novos iPhones e o Apple Watch Series 4 com tecnologia A12 Bionic

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/09/2018 às 18:12
Novos Iphones/ Foto: Noah Berger ( AFP) FOTO:

Em um mega evento realizado nesta quarta-feira (12), no Steve Jobs Theater, a Apple lançou seus novos aparelhos e demonstrou as novas configurações. Foi apresentado três modelos de smatphones, o novo chip A12 Bionic e as atualizações do IOS12.

Algumas informações vazaram em sites durante estas últimas semanas, confirmando os rumores em relação as nomenclaturas dos novos iPhones, modelos, dois chips e também um modelo mais acessível. Entretanto, outras novidades só foram reveladas durante a apresentação realizada por Jeff Williams, diretor de operações da Apple Inc.

- iPhone XS e iPhone XS Max -

 A gigante tecnológica americana revelou seus smartphones com a nova nomenclatura 'Max' e não mais 'Plus', como as versões anteriores.

O dispositivo estrela, foi apresentado em dois tamanhos: 5,8 polegadas (14,7 cm) e um modelo "Max", com uma nova tela OLED, Liquid Retina (a mais avançada tela de retina do mercado) de 6,5 polegadas (16,5 cm), apostando em telas grandes, sem aumentar o tamanho do dispositivo, afirmou o vice-presidente da Apple Phil Schiller. 

Com isso, a companhia atualizando seus celulares mais caros, lançados há apenas um ano. Os novos aparatos devem ajudar a Apple a manter sua participação no mercado de luxo.

"Vamos levar o iPhone X ao próximo nível", afirmou o CEO Tim Cook em um lançamento à imprensa na sede da companhia, na Califórnia.

A grande novidade dos aparelhos foi sem dúvida a câmera dupla de 12 MP com lentes grande-angular e teleobjetiva, zoom óptico de 2x; zoom digital até 10x, modo Retrato com efeito bokeh avançado e controle de profundidade

iluminação de retrato com cinco efeitos (Luz Natural, Luz de Estúdio, Luz de Contorno, Luz de Palco, Luz de Palco Mono).

iPhone XS e XS Max/ Foto: Justin Sullivan (AFP)

Dupla estabilização óptica de imagem, lente de seis elementos, flash True Tone de quatro LEDs com sincronização lenta, foco automático com Focus Pixels e toque para ajustar o foco.

HDR Inteligente para fotos, captura de ampla tonalidade de cores para fotos e Live Photos, mapeamento de tom local, correção avançada de olhos vermelhos, estabilização automática de imagem e também localização geográfica.

Os vídeos também inovaram, com gravação de vídeo 4K a 24 qps, 30 qps ou 60 qps, alcance dinâmico estendido para vídeo até 30 qps, zoom óptico de 2x; zoom digital até 6x, flash True Tone de quatro LEDs, câmera lenta de 1080p a 120 qps ou 240 qps, estabilização cinemática de vídeo (1080p e 720p).

Os novos aparelhos tiram fotos em 8 MP enquanto grava vídeos 4K e podem ficar durante 30 minutos numa profundidade de 2 metros. Além da proteção extra com tipos de outros líquidos.

A versão com dois chips só será disponibilizado ao mercado chinês, relatou a Apple.

- iPhone XR -

Este foi o modelo que veio substituir o iPhone 8, porém com muitas melhorias. o XR também tem tela de Liquid Retina, entretanto é LCD  e não OLED, como os demais lançamentos. O botão de desbloqueio que existia no iPhone 8, foi substituído pelo Face ID ainda  com uma versão mais rápida.

Este modelo será vendido no mercado americano a partir de U$ 749.

iPhone XR/ Foto: Justin Sullivan (AFP)

- Apple Watch Series 4 -

A quarta geração do Apple Watch em uma versão redesenhada e com uma série de ferramentas para ampliar sua performance como aparelho médico e de saúde. O relógio, vendido nos Estados Unidos a partir de US$ 399, chegará às lojas americanas em 21 de setembro. 

"O Apple Watch se tornou um guardião inteligente de sua saúde", enfatizou o diretor de operações da Apple Inc.

Ele destacou também uma inovação de peso: a capacidade de fazer um eletrocardiograma (ECG). Esta função foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA).

Apple Watch (Função ECG)/ Foto: Justin Sullivan (AFP)

"Esse é o primeiro produto de ECG direto das lojas para os consumidores", afirmou. "Agora, você pode fazer um ECG a qualquer momento, de qualquer lugar, bem do seu pulso". 

O aparelho também detecta quando a pessoa cai - o que pode ser importante para idosos ou deficientes. 

"Identificar uma queda pode soar como um problema direto, mas requer muita análise de dados", disse Williams. Se uma pessoa cair e não se mexer, o relógio liga para os serviços de emergência, acrescentou. 

Apple Watch Series 4/ Foto: Justin Sullivan (AFP)

- Outros lançamentos -

Além dos novos aparelhos, a Apple também lançou o novo chip A12 Bionic, com dois núcleos de desempenho, responsáveis pelas tarefas pesadas, enquanto quatro núcleos de eficiência dão conta das tarefas do dia a dia. O novo controlador de desempenho divide o trabalho entre esses núcleos de maneira dinâmica, ativando todos os seis quando você precisa de mais potência.

Criado pela Apple, o novo chip  é até 15% mais rápido que o chip A11 Bionic. Seus 4 núcleos de eficiência consomem menos de 50% do consumo de energia que o anterior .

"Um novo nível de inteligência. Você vai se impressionar com o desempenho do chip A12 Bionic, que traz a nova geração do Neural Engine criado pela Apple. Ele usa aprendizado de máquina em tempo real para transformar a maneira como você interage com fotos, jogos, realidade aumentada e muito mais", relata com orgulho Willams.

A Apple também informou que, a partir de 17 de setembro o novo IOS estará disponível para os iPhones do %s em diante.

IOS 12/ Foto: Justin Sullivan (AFP)

Em seu grande evento anual a empresa lança as últimas novidades do mercado antes da crucial temporada de festas de fim de ano. 

Embora o iPhone tenha tornado a Applle a empresa com maior valor de mercado do mundo - avaliada em mais de US$ 1 trilhão -, ele caiu para o terceiro lugar entre fabricantes de smartphones, perdendo a segunda colocação para a chinesa Huawei.  

O analista Patrick Moorhead do Moor Insights & Strategy disse que a Apple apresentou o bastante "para manter seu crescimento em smartphones até a resposta da concorrência".

A empresa de pesquisa CB Insights disse que a Apple está em uma "encruzilhada", uma década após o lançamento do iPhone. 

Resistente à liquidos/ Foto: Justin Sullivan (AFP)

"Olhando para a próxima onda, a Apple está claramente se expandindo em direção à realidade aumentada e aos acessórios, como o Apple Watch e os fones de ouvido sem fio, AirPods", disse a empresa. 

"Mas o próximo 'grande' - um motor de sucesso e crescimento na escala do iPhone - ainda não foi determinado. Será realidade aumentada, carros, acessórios? Ou algo totalmente diferente?", indagou.

O evento da Apple vem com o mercado global de smartphones amplamente saturado, sem um grande catalisador para as vendas, à frente de um provável lançamento de redes sem fio de 5G, ou de quinta geração, previsto para 2019.

Cook disse que a Apple está se aproximando do seu bilionésimo dispositivo com seu sistema operacional móvel conhecido como iOS. "Estamos prestes a atingir um marco importante. Estamos prestes a lançar o nosso bilionésimo dispositivo iOS", disse ele. "Isso é surpreendente - o iOS mudou a forma como vivemos."

Leia Mais

Operadoras chinesas divulgam iPhone dual-SIM

Baterias dos novos iPhones podem ter melhor desempenho