Facebook detalha trabalho dos moderadores de conteúdo na rede social

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/07/2018 às 16:40
AFP PHOTO / TOBIAS SCHWARZ
AFP PHOTO / TOBIAS SCHWARZ FOTO: AFP PHOTO / TOBIAS SCHWARZ

O Facebook divulgou na quinta-feira (26) detalhes sobre o trabalho dos seus "moderadores".  A intenção é tornar mais transparente a empresa que teve o seu valor de mercado diminuído após os escândalos com a Cambridge Analytica e a divulgação de dados abaixo da expectativa.

Os profissionais que trabalham como moderadores na rede social revisam posts denunciados que desrespeitaram os termos de uso do Facebook. A empresa tem 7.500 moderadores, mas pretende ampliar este número para 20 mil até o fim do ano. Neste número total estão incluídos os terceirizados, prestadores de serviço e funcionários.

LEIA MAIS

» Ações do Facebook caem mais de 20% após divulgação de dados abaixo da expectativa

» Facebook retira do ar contas de membros ligados ao MBL

» Propaganda eleitoral no Facebook será mais transparente

De acordo com o Facebook, a equipe global trabalha 24 horas dividida em turnos de forma que consigam suprir todos os fusos horários. Para avaliar o conteúdo denunciado é levado em consideração a nacionalidade e a fluência no idioma do moderador.

Segundo Elen Silver, vice-operações da empresa, os empregados têm características diversas. "Eles vêm de muitas origens, refletem a diversidade da nossa comunidade e trazem uma grande variedade de experiências profissionais, desde veteranos até ex-trabalhadores do setor público", explica.

A empresa também afirmou que costuma ter cuidado para que essa diversidade se encaixe na realidade dos posts, para que, por exemplo, não haja interpretações equivocadas sobre determinadas palavras.

Após serem contratados para o trabalho, os moderadores ainda passam por um pré-treinamento e aulas práticas, além de terem sessões de reforço continuamente. As denúncias não são avaliadas por uma única pessoa: uma análise passa por dois moderadores, depois um superior deles e em seguida uma quarta pessoa analisa a avaliação dos anteriores.

Para finalizar, Elen Silver ainda explicou que o Facebook fornece suporte psicológico aos moderadores. "Todos os revisores de conteúdo - sejam funcionários em tempo integral, prestadores de serviços ou funcionários de empresas parceiras - têm acesso a recursos de saúde mental, incluindo profissionais treinados no local para aconselhamento individual e em grupo. E todos os revisores têm benefícios de assistência médica completos", disse a vice-presidente.