UE multa quatro empresas de eletrônicos por ações para evitar preços mais baixos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/07/2018 às 10:16
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Por Estadão Conteúdo

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira (24) que multou, em decisões em separado, as companhias Asus, Denon & Marantz, Philips e Pioneer por acerto de preços.

Segundo o braço executivo da União Europeia, o comportamento das empresas desrespeitou regras de concorrência do bloco. As multas totalizariam mais de 111 milhões de euros, mas foram reduzidas por causa da cooperação das companhias, disse a UE, sem informar o montante que deverá ser efetivamente cobrado.

A UE condenou a política de preço mínimo para revenda de itens das empresas, o que é ilegal pelas regras antitruste do bloco.

As quatro companhias intervieram diretamente sobre varejistas online que ofereciam seus produtos a preços mais baixos e, caso o fato continuasse a ocorrer, suspendiam as entregas para essas empresas. "As intervenções limitavam a concorrência efetiva nos preços entre varejistas e levaram a preços mais altos, com efeito imediato para os consumidores", afirma a Comissão Europeia.

Na semana passada, a Google foi multada em 4,3 bilhões de euros pela União Europeia por abuso de posição dominante de seu sistema operacional para smartphones e tablets, o Android, com o objetivo de garantir a hegemonia de seu serviço de busca on-line.