DuckDuckGo alfineta Google e diz que práticas anticompetitivas não se resumem ao Android

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/07/2018 às 10:47
Foto: reprodução
Foto: reprodução FOTO: Foto: reprodução

Após a polêmica multa de 4,3 bilhões de euros que a União Europeia impôs a Google, alguns concorrentes começaram a se posicionar sobre o caso. O DuckDuckGo, um buscador que enfatiza a privacidade dos dados, disse que essa forma anticompetitiva de negócios não se restringe apenas ao Android.

LEIA MAIS

» UE impõe multa recorde de 4,3 bilhões de euros ao Google por Android

» Google diz que modelo de negócios pode ser prejudicado com decisão da UE

 

Segundo a empresa, as práticas também acontecem com o Google Chrome e compra de domínios. "Todas das vezes que nós atualizamos nossa extensão no Chrome, todos os nossos usuários se deparam com um diálogo aparentemente oficial perguntando se eles desejariam reverter as configurações de busca e desabilitar completamente a extensão", afirmou o DuckDuckGo em postagens no Twitter.

O Google Chrome é o navegador de PCs mais usado no mundo e a extensão do DuckDuckGo, que segundo eles é atingida pelas caixas de diálogo, tem como objetivo retirar o google da função de buscador oficial e bloquear rastreadores de redes sociais e grandes sites.

Além disso, a extensão também funciona como uma espécie de ranking que classifica as páginas visitadas pelo usuário segundo o nível de privacidade.

Essa não é a única acusação do concorrente. O DuckDuckGo também disse em seus tweets que a Google comprou o domínio 'duck.com' com a intenção de 'confundir' os usuários do buscador concorrente. Segundo a empresa, quando alguém tenta acessar o site é automaticamente redirecionado para a página de pesquisas do Google.