Fuchsia OS: Google já trabalha no substituto do Android

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/07/2018 às 15:10
Foto: Google
Foto: Google FOTO: Foto: Google

Usado em quase 80% dos smartphones do mundo, o sistema operacional Android pode estar com os dias contados. Isso porque, desde 2016 especula-se a criação de um novo sistema, o Fuchsia, para ficar no lugar do sistema que funciona como carro-chefe da empresa americana.

LEIA MAIS

» Google diz que modelo de negócios pode ser prejudicado com decisão da UE

» UE impõe multa recorde de 4,3 bilhões de euros ao Google por Android

» Pesquisadores descobrem falha de segurança que atinge celulares com Android

De acordo com o site Bloomberg, fontes que não quiserem se identificar afirmaram que os engrenheiros da empresa que trabalham no novo sistema planejam uma utilização além do smartphone. A intenção seria que o Fuchsia OS tenha "dispositivos domésticos conectados' em no mínimo três anos.

Após esta primeira etapa, os engenheiros querem difundir o Fuchsia OS: primeiro para os notebooks e só depois torná-lo o sucessor oficial do Android sendo usado em tablets e smarphones. Essa expectativa estaria sendo trabalhada para até 5 anos. No entanto, a Google não confirma nada oficialmente.

Ainda segundo a reportagem do Bloomberg, a empresa americana também pensa em uma transformação completa: eles querem que o sistema substitua Android de forma completa, inclusive nos celulares de empresas parceiras como LG, Motorola, Asus e Samsung, por exemplo.

Preparado para ser superior

O Fuchsia OS pretende ser um software preparado para ser superior aos bugs do Android e deve ter código aberto.

Os funcionários da Google estão trabalhando para que o sistema rode com facilidade e uniforme em todos os dispositivos. Além disso, eles também querem que o Fuchsia possa receber upgrades com mais rapidez.

Segundo o Tecnoblog, o Fuchsia não deve ter o Linux como base. Por isso, o kernel do sistema está sendo produzido desde o início. Isso pode trazer algumas vantagens como fazer com que a empresa tenha um controle maior sobre a plataforma e acabar de uma vez com o duelo contra à Oracle.

O novo sistema é uma ideia trabalhada pelos engenheros da Google, mas ainda não é o foco principal do CEO da empresa, Sundar Pichai, no curto prazo.