Pesquisadores descobrem falha de segurança que atinge celulares com Android

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/06/2018 às 11:46
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Uma falha de segurança chamada RAMpage, que atinge celulares que usam o sistema Android lançados desde 2012, foi descoberta por um grupo de pesquisadores de três universidades diferentes.

No estudo, os estudiosos explicam que a RAMpage facilita a ação de hackers no acesso de dados do administrador. Com isso, há a possibilidade de que esses hackers consigam acessar informações vitais como senhas que estejam armazenadas em um gerenciador ou ainda no navegador, e-mails, mensagens instantâneas e fotos pessoais.

LEIA MAIS

» Android Oreo – Google apresenta versão 8.0 do sistema operacional

» Instagram admite falha e pede que usuários de Android atualizem ou reinstalem o app

» Instagram lança versão mais leve para Android

Essa falha chega em um sistema que gerencia memória e foi adicionado a partir da versão 4.0 Ice Cream Sandwich do Android, o ION. A pesquisa ainda afirma que há a possibilidade de que a RAMpage possa ser desenvolvida em PCs e até smartphones com iOS.

Já que a RAMpage afeta o ION, os aparelhos que tenham memória RAM LPDDR 2/3/4 podem ser afetados. Em resposta ao Android Central, a Google afirmou que "apesar da vulnerabilidade não ser uma preocupação prática para a maioria dos usuários, apreciamos todos os esforços feitos para protegê-los e para avançar o campo de pesquisa de segurança".

A empresa ainda disse que a falha não foi detectada em nenhum aparelho que use Android. "Por mais que reconheçamos a prova de conceito teórica dos pesquisadores, não estamos cientes de nenhum ataque contra dispositivos Android", concluiu.