Extremamente preocupado com a proliferação de notícias falsas na sua timeline (afinal, isso pode comprometer seriamente seu faturamento com publicidade) o Facebook está encabeçando um grupo de líderes do setor de tecnologia, instituições acadêmicas, ONGs e outras organizações que formaram um consórcio global criado para ajudar as pessoas a terem um melhor discernimento sobre as notícias que leem e compartilham na internet.
Foi lançado um fundo de US$14 milhões para suportar a News Integrity Initiative, cuja missão é avançar com o discernimento de notícias verossímeis, aumentar a confiança no jornalismo em todo o mundo e estimular a qualidade de conversações de interesse público.
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O consórcio, que conta ainda com instituições como a Ford Foundation, John S. and James L. Knight Foundation, Mozilla e Betaworks, entre outros, vai financiar pesquisa e projetos, além de promover encontros com especialistas da indústria. A iniciativa será administrada pela Escola de Jornalismo da The City University of New York (CUNY),, que coordenará as atividades do consórcio, incluindo pesquisa, projetos especiais e eventos.
A News Integrity Initiative faz parte do Projeto Facebook para Jornalismo, lançado em janeiro, que atua em colaboração no desenvolvimento de novos produtos, além de treinamento e ferramentas para jornalistas e para o público.