Facebook apresenta Projeto Jornalismo para se aproximar de empresas de notícias

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/01/2017 às 17:42
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

As redes sociais apresentaram para o público uma nova forma de contar histórias e compartilhar conteúdo. Para aproximar esse tipo de plataforma com o jornalismo tradicional, o Facebook apresentou hoje o Projeto Facebook para Jornalismo, um programa para estabelecer laços mais fortes entre o a empresa e a indústria de notícias.

Em meio a uma guerra contra as matérias falsas que se espalharam pelos feed de notícias dos usuários - especialmente durante a campanha eleitoral dos EUA - o Facebook afirmou que quer "colaborar com empresas de notícias para desenvolver produtos, aprender com jornalistas quais são as melhores formas para criar parcerias e conversar com publishers e educadores para entender como podemos ajudar as pessoas a se tornarem leitores informados na era digital".

De acordo com a diretora de produtos da rede social, Fidji Simo, o programa atuará com colaboração no desenvolvimento de novos produtos, além de treinamento e ferramentas para jornalistas e para o público. "Nós podemos atender melhor as necessidades das pessoas no Facebook e as de nossos parceiros quando trabalhamos juntos para desenvolver produtos", afirma a diretora.

Leia mais:

Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube se aliam contra ‘conteúdos terroristas’

Google e Facebook cortam receita de publicidade de sites com notícias falsas

A ideia é utilizar os formatos atuais de divulgação do Facebook, como transmissões ao vivo, 360 graus e Instant Articles, para atender melhor as necessidades dos produtores de notícias - criando até formatos inteiramente novos. "Por exemplo, temos ouvido de editores que eles querem apresentar pacotes de reportagens para seus leitores mais assíduos no Facebook. Nós estamos começando a trabalhar com vários parceiros sobre como fazer isso da melhor maneira possível", conta Fidji.

A empresa ainda vai lançar um hackathon global em que seus engenheiros serão anfitriões de sessões com desenvolvedores de organizações de mídia para colaborar na identificação de oportunidades e soluções. "Nós visitamos regularmente redações para aprender e compartilhar informações, e recebemos jornalistas de todo o mundo para discutir boas práticas para que possam encontrar informação na nossa plataforma, distribuir conteúdo no Facebook e engajar e construir audiências para suas reportagens", lembra a diretora.

Claro que as notícias falsas estão na mira do Facebook nesse projeto. "Anunciamos recentemente medidas na nossa plataforma para reduzir ainda mais a disseminação de boatos, incluindo formas mais fáceis para as pessoas denunciarem conteúdos noticiosos duvidosos e novos esforços para eliminar incentivos financeiros a spammers".