Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube se aliam contra 'conteúdos terroristas'

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/12/2016 às 12:52
twitter-islamic-state_825 FOTO:

Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube anunciaram uma associação em escala mundial para identificar mais rapidamente "conteúdos com caráter terrorista" em suas plataformas.

As quatro empresas americanas planejam criar uma base de dados comum que inclua as "impressões digitais" de fotos e vídeos de propaganda e de recrutamento "terroristas" retirados de suas plataformas, segundo mensagem comum publicada em seus respectivos sites.

"Ao compartilhar estas informações entre nós, podemos utilizar (estas impressões digitais) para ajudar a identificar conteúdos potencialmente terroristas em nossas respectivas plataformas dirigidas ao grande público".

Leia mais:

Twitter fecha 235.000 contas que promoviam o terrorismo

Facebook diz que não abriga grupos terroristas

Mas nenhuma mensagem será retirada ou bloqueada automaticamente, e corresponderá a cada empresa avaliar se os conteúdos identificados violam suas próprias regras.

Cada uma decidirá também, de forma independente, que imagens e vídeos acrescenta à base de dados comum, que será iniciada com as imagens e vídeos "mais extremos e flagrantes" retirados de suas plataformas.

A iniciativa chega no momento em que Estados Unidos, Comissão Europeia e uma série de governos multiplicam seus apelos às redes sociais para que intensifiquem sua luta contra a propaganda jihadista on-line.