Veja dicas para evitar versões falsas e vírus relacionados a Pokémon GO

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/08/2016 às 9:44
Foto: AFP
Foto: AFP FOTO: Foto: AFP

Para quem quer se tornar um mestre Pokémon, todo cuidado é pouco. Seja nas ruas, para não sofrer um acidente ou ser vítima de assaltos, seja no seu próprio smartphone, com a ação de cibercriminosos. Então fique atento porque hackers são ágeis e se aproveitam de novidades como o Pokémon GO, lançado recentemente no Brasil, para pegar uma carona e tentar espalhar vírus por aí.

LEIA MAIS

Especialistas criticam proibição de Pokémon GO nas escolas de Pernambuco

Usuário de Pokémon GO cria Pokécentro para recarregar smartphones dos jogadores

Jogadores de Pokémon GO já contam até com seguro de vida especial

Nova atualização de Pokémon GO mostra lugar exato onde capturar criaturas

Não pode dar bobeira, mas é claro que também não pode se tornar refém de boatos que circulam pela internet, como aquele que diz que os Estados Unidos estão monitorando os usuários do game. Para deixar tudo bem explicado, o MundoBit conversou com um especialista em segurança sobre os cuidados que devem ser tomados pelos mestres Pokémon.

Para Luciano Schilling, diretor da Business Unit Segurança da NGXit, primeiro você deve eliminar as versões falsas que circularam pela Google Play antes que o jogo fosse lançado oficialmente no País. E para você que fez o download de apps do tipo, é recomendável que restaure as configurações do aparelho para que ele volte às definições que tinha logo quando saiu da fábrica.

"O ideal, além de remover o aplicativo, é zerar o aparelho. Caso a pessoa opte somente pela remoção, corre o risco de deixar algum componente que possa ter sido baixado involuntariamente e tenha ficado escondido. Então é melhor salvar seus arquivos e formatar o celular", explica.

E como evitar a confusão entre os aplicativos oferecidos na loja para quem usa o sistema operacional Android? Bom, aí é questão de pesquisa e bom senso, mesmo. "Na Apple Store é mais difícil baixar apps falsos, mas na Google Play ainda é possível se confundir ou adquirir essas aplicações em sites externos à loja. É preciso olhar bem a descrição, os comentários deixados por quem já baixou aquele aplicativo, ver o desenvolvedor que, na maioria dos casos, é conhecido", afirma Schilling.

Neste momento, o especialista acredita que o Pokémon GO é realmente seguro e que não há muito com o que se preocupar. Até mesmo a questão da solicitação de permissões, que muito tem sido questionada, é bastante similar à de muitos outros app de games.

Mesmo assim, Schilling alerta: é bom prevenir-se e baixar uma ferramenta antivírus no aparelho. "Não diretamente por causa do Pokémon GO, mas porque é indicado para qualquer que seja a situação. Pode ser em um smartphone, tablet ou notebook, estamos sujeitos a problemas como esses. Às vezes é um link que você clicou no WhatsApp ou um arquivo que fez o download no e-mail. Qualquer um corre o risco de receber ameaças do tipo", avisa.