Saiba como usar o micro-ondas de maneira eficiente

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 01/12/2015 às 16:58
micro-ondas-235 FOTO:
Leitura:

BARRA

Imagem de micro-ondas (Foto: Free Images) Gestor de eficiência energética da Celpe dá dicas de como usar corretamente o micro-ondas para reduzir o consumo de energia (Foto: Free Images)

De tão prático, o forno de micro-ondas já virou item quase obrigatório nas cozinhas dos lares brasileiros. Esse eletrodoméstico nos ajuda na hora de preparar pratos rápidos ou aquecer os alimentos para a próxima refeição e, apesar da alta potência (2000W) não é, felizmente, um dos vilões do consumo de energia. Isso porque o tempo de uso do aparelho durante o dia é muito pequeno quando comparado a outros eletrodomésticos, a exemplo da geladeira. Mas, mesmo assim, dá para adquirir alguns hábitos para um consumo eficiente do seu aparelho e economizar ainda mais no fim do mês.

» Saiba mais sobre Energia Consciente

Antes de tudo, fique atento na hora da compra. Só adquira equipamentos com o selo Procel de Economia de Energia, que tem como objetivo orientar o consumidor no ato da compra dos eletrodomésticos – indicando sempre os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética em cada categoria.

Leia também:

» Adote algumas dicas para economizar energia na cozinha

» Saiba como desligar corretamente os eletrodomésticos

» Fogão elétrico é um dos vilões de consumo de energia na cozinha

» Como usar sua geladeira de forma eficiente e segura

Alguns hábitos no dia a dia também podem ajudar no uso correto do seu micro-ondas. O primeiro quesito diz respeito ao descongelamento de alimentos ou aquecimento desnecessário de refeições. "O ideal é planejar o descongelamento dos alimentos ou aquecimento de refeições simples sem contar com o micro-ondas. Deixar descongelar na temperatura ambiente ou descer do freezer para a geladeira na noite anterior, por exemplo", explica o engenheiro de eficiência energética da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) Thiago Figueiredo.

Outra dica importante é relacionada ao que chamamos de "consumo fantasma", aquela energia mínima que os eletrodomésticos consomem quando não estão sendo usados por alguns dispositivos. Aquele relógio digital presente na maioria dos micro-ondas é um exemplo de consumo fantasma. "Em um período de tempo maior pode gerar um aumento na energia. No dia a dia, é um consumo pequeno mas se a gente pensar num consumo de grande escala, a nível nacional, conseguiríamos uma redução de energia que aliviaria a matriz energética do País. A dica, então, é tirar da tomada quando não estiver usando, principalmente em viagens", alerta Figueiredo.

Não custa lembrar também no cuidado que devemos ter ao limpar qualquer eletrodoméstico, sempre desligando da tomada. E como a limpeza do micro-ondas é mais peculiar, já que devemos retirar a bandeja do equipamento e remover os restos de comida do interior, o cuidado deve ser redobrado.

Mais lidas