Como usar sua geladeira de forma eficiente e segura

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 22/05/2015 às 14:02
geladeira-235 FOTO:
Leitura:

Barrinha de consumo eficiente Celpe (Foto: divulgação)

Imagem de cozinha com geladeira em primeiro plano (Foto: Ricardo Labastier / JC Imagem) Ter alguns cuidados com a geladeira, um dos eletrodomésticos mais usados na cozinha, diminui gasto de energia (Foto: Ricardo Labastier / JC Imagem)

Um dos eletrodomésticos imprescindíveis na cozinha, sem dúvidas, é a geladeira. Mas sabia que se não tomarmos alguns cuidados, o desempenho deste equipamento cai bastante e ele pode se tornar um dos vilões do consumo de energia? O Hora da Cozinha reuniu algumas dicas para você utilizar sua geladeira de forma consciente e segura.

Segundo o gestor de eficiência energética da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), Daniel Sarmento, um dos principais alertas é para o mais básico: não abrir a porta da geladeira desnecessariamente. Isso faz com que o equipamento tenha que operar mais e, consequentemente, gastar mais energia. Verifique sempre o estado das borrachas de vedação e do compressor de ar da geladeira - se eles estiverem danificados, prejudica o funcionamento da geladeira.

VEJA TAMBÉM:

» Saiba como congelar frutas

» Não pode Congelar – Nunca

» Como conservar a salsicha na geladeira

» É certo ou errado guardar alimentos ainda quentes na geladeira?

» Como conservar o coentro e a cebolinha por mais tempo

Outro recomendação importante é o posicionamento da geladeira na sua cozinha. "Nunca coloque a geladeira perto do fogão ou em alguma parede que tenha forte incidência dos raios solares. Isso faz com que a geladeira tenha que trabalhar mais para manter a temperatura ideal", explica. Por isso, coloque-a sempre em local ventilado, um pouco afastada da parede - em uma distância mínima para a circulação correta do ar - e longe de raios solares, fogões e até estufas.

Aqueles que costumam secar roupas atrás da geladeira, muitas vezes até penduradas no trocador de calor do equipamento, devem parar com este hábito. Além de sobrecarregar o aparelho e risco de choque, aumenta o consumo de energia e impede a ventilação do ar para um bom desempenho.

Outro costume muito comum é guardar alimentos ainda quentes na geladeira. Pode não parecer, mas guardar alimentos quentes na geladeira sobrecarrega o funcionamento da geladeira e aumenta o consumo de energia. O ideal, segundo o gestor da Celpe, é esperar o conteúdo esfriar e só depois guardá-lo adequadamente.

Por último, descongele-a regularmente e tenha sempre o cuidado de regular o termostato adequadamente de acordo com a estação fria do ano. Tomando estes devidos cuidados, você garantirá um consumo eficiente e seguro da sua geladeira. Maior desempenho e menor gasto de energia!

Mais lidas