CONSUMO DE ENERGIA

ENERGIA: Fogão elétrico é um dos vilões do consumo; saiba como economizar

O fogão elétrico está na categoria dos aparelhos resistivos que geram calor através de energia elétrica

Imagem do autor
Cadastrado por

Malu Silveira

Publicado em 06/11/2015 às 17:24 | Atualizado em 27/10/2023 às 10:45
X

Ele é lindo, eficiente e, muitas vezes, até mais prático que o fogão convencional. Mas sabia que o fogão elétrico é um dos maiores vilões da cozinha quando o assunto é consumo de energia?

Isso porque o equipamento está enquadrado na categoria dos aparelhos resistivos, aqueles que geram calor através de energia elétrica e por causa disso consomem muito mais energia. O mesmo vale para os fornos elétricos

"Os aparelhos resistivos requerem uma atenção maior quanto ao consumo consciente já que têm potência maior, usam a resistência elétrica para poder gerar calor e consomem mais energia", alerta o engenheiro de eficiência energética da Celpe, Thiago Figueiredo.

Ele continua: "Também se enquadram nessa categoria, por exemplo, as sanduicheiras, tostadeiras e, fora da cozinha, o chuveiro elétrico e o ferro elétrico de passar roupa".

Só para ter uma ideia, um fogão elétrico de duas bocas tem potência aproximada de 2.000 a 2.700 WATZ. Agora chute a potência do fogão convencional! Pois bem, esse último tem apenas 90 WATZ.

Se fôssemos fazer uma conta simples, calculando uma hora por dia o tempo de uso do aparelho elétrico, isso resultaria no fim do mês uma conta de energia de R$ 37.

Sem levar em consideração o uso de outros aparelhos que consomem energia no lar. Já o consumo daquele fogão a gás, de tão irrisório, nem precisa de conta.

Para aqueles que preferem a tecnologia do fogão elétrico, o engenheiro de eficiência energética da Celpe listou algumas dicas. Vamos às recomendações abaixo.

>> VENTILADOR CONSOME MUITA ENERGIA? Veja quais são os ventiladores mais eficientes

Dicas para economizar no consumo de energia com o fogão elétrico

Unsplash/Mykola Makhlai

Confira dicas para um consumo eficiente do fogão elétrico - Unsplash/Mykola Makhlai

1. Adquira um equipamento com boa classificação no programa brasileiro de etiquetagem:

"O ideal é procurar os mais eficientes, com as etiquetas do Inmetro. Com a letra A é mais eficiente. Letra E corresponde a menos eficiente. E principalmente procurar aqueles com o Selo Procel de economia de energia", pontua Figueiredo.

2. Cozinhe no fogão elétrico tudo o que vai consumir de uma vez só:

"A dica é cozinhar tudo de uma vez só. Porque quando você liga o fogão elétrico ele gasta bastante energia para chegar na temperatura ideal. A partir que chega naquela temperatura ele só faz mantê-la", explica o engenheiro.

Outra recomendação, seguindo a mesma lógica, é não ficar ligando e desligando o aparelho. Esse é o mesmo raciocínio para os outros aparelhos resistivos.

VEJA TAMBÉM: NEOENERGIA PE: Saiba como conseguir conta de energia com até 100% de desconto na fatura

3. Se não houver necessidade para temperaturas altas, prefira cozinhar em temperaturas baixas:

"Se você escolhe uma temperatura um pouco mais baixa, o fogão elétrico não vai precisar gastar tanta energia para chegar nela. O inverso ocorre se você quer uma temperatura mais alta, ele vai precisar gastar mais energia", ressalta o engenheiro da Celpe.

4. Não deixe o fogão perto da geladeira:

"A temperatura que está sendo gerada pelo fogão vai deixar o local mais quente, enquanto a geladeira expulsa o ar quente de dentro e trabalha para gerar o ar frio. Dessa forma, haverá mais gasto de energia na geladeira", finaliza o engenheiro de eficiência energética da Celpe Thiago Figueiredo.

Tags

Autor