Setembro Vermelho: Campanha alerta para o perigo das doenças cardiovasculares

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/08/2016 às 17:38
coração-235 FOTO:

Ilustração de coração com curativo (Foto: Free Images) Instituto Lado a Lado pela Vida lançará campanha Setembro Vermelho - Siga seu Coração para conscientização sobre riscos das doenças cardiovasculares (Foto: Free Images)

Segundo dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, as doenças cardiovasculares matam 17,5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, o que representa 31% de todas as mortes no planeta. No Brasil, elas são a primeira causa de óbitos - chegando a marca de 350 mil óbitos ao ano. Para conscientizar a sociedade sobre os riscos dessas doenças, a entidade lança nesta quinta-feira (1º), em São Paulo, a 3ª edição da campanha Setembro Vermelho - Siga seu Coração.

Leia também:

» Geriatra lista 4 dicas para o envelhecimento saudável

» Recife avança no combate ao fumo, mas é preciso dar mais alguns passos

» Taxa de morte por hipertensão arterial cresceu 13,2% na última década

» Confira dicas para manter as taxas de colesterol sob controle e evitar doenças

"Queremos mostrar para a população que a prevenção é um estilo de vida que se deve adotar desde criança e que muitas das doenças do coração são genéticas, mas outras são adquiridas. Por isso, comer bem, praticar exercícios, diminuir o estresse e consultar o médico periodicamente, entre outros hábitos simples, podem salvar o nosso coração", explica a presidente do Instituto, Marlene Oliveira.

Entre as atividades programadas para a iniciativa, o Desafio Setembro Vermelho – Siga seu Coração. A cada semana os internautas terão um desafio proposto nas redes sociais, como caminhar, comer uma salada antes da refeição, meditar e a semana para avaliar o IMC, a circunferência abdominal e medir a pressão arterial. O Instituto também disponibilizará em seu site a cartilha Diálogos do Coração, e convida as pessoas a usarem algo vermelho – pode ser uma peça de roupa, um batom - no dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração.