Confira dicas para manter as taxas de colesterol sob controle e evitar doenças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/08/2016 às 12:19
pão integral_destaque FOTO:

Entre os alimentos isentos de colesterol, estão os pães integrais (Foto: Free Images) Entre os alimentos isentos de colesterol, estão os pães integrais (Foto: Free Images)

A hipercolesterolemia, que é o aumento do colesterol no sangue, é considerada um dos principais fatores de risco para o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame) isquêmico. Ambos se enquadram no grupo de doenças cerebrovasculares, que são as que mais matam no Brasil e no mundo, alerta o médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Nelson Iucif Junior, neste Dia Nacional de Controle do Colesterol (8 de agosto).

Leia também:

» Não dê brecha para o colesterol alto, considerado um risco para a saúde do coração

» Você sabe o que é colesterol? Confira mitos e verdades sobre o assunto

» Identificar a Hipercolesterolemia Familiar (HF) pode salvar a sua vida e a dos seus filhos

Apesar de ser essencial para o bom funcionamento do organismo, o colesterol torna-se perigoso em níveis elevados no organismo. Existem dois tipos de colesterol: o bom (HDL) e o ruim (LDL) - é este último que deposita o colesterol nas paredes das artérias e pode desencadear problemas cardiovasculares. Já o HDL é quem o remove das artérias.

É importante frisar que a ingestão elevada de alimentos ricos em gordura saturada aumenta os níveis sanguíneos de LDL e reduz os níveis de HDL. “Não é necessário excluir a gordura saturada da alimentação, mas sim consumir em quantidade certa e dentro de uma alimentação prudente e com um acompanhamento médico”, diz Nelson.

* Conheça os alimentos considerados vilões: Bacon, chantilly, biscoitos amanteigados, pele de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas gordurosas e creme de leite. “A carne vermelha deve entrar no cardápio, mas precisa ser contrabalanceada com as carnes brancas como de peixe e ave, e principalmente sem gordura”, explica Nelson Iucif Junior.

* Conheça os alimentos isentos de colesterol: São aqueles de origem vegetal. Estão na lista: ameixa preta, couve-flor, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, pera, cenoura, pêssego, feijão e vegetais folhosos.

Saiba mais

Atenção para a gordura trans!

Elas são encontradas em alguns produtos industrializados e acabam elevando o LDL e reduzindo o HDL, colesterol considerado bom para o organismo.

Aposte no exercício

As atividades físicas, quando feitas com regularidade, também ajudam a controlar os níveis do colesterol. “Praticas esportivas como natação, corrida, futebol, bicicleta e tênis elevam o colesterol bom e contribuem na redução do colesterol ruim”, finaliza Nelson Iucif Junior.