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Geriatra lista 4 dicas para o envelhecimento saudável

28 / ago
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 28/08/2016 às 17:00

Imagem de casal de idosos passeando em parque (Foto ilustrativa: Free Images)
Conjunto de esforços tanto do idoso como de parentes próximos e cuidadores é essencial para garantir um envelhecimento saudável (Foto: Free Images)

Manter a saúde e a independência ao chegar na terceira idade pode ser mais simples do que parece. Mas, para garantir um envelhecimento saudável é necessário um conjunto de esforços tanto do idoso como de parentes próximos e cuidadores. A geriatra Natalia Cavalcanti, do Hospital Esperança Olinda, listou uma série de cuidados para prevenir ou minimizar os impactos causados pelos problemas crônicos de saúde em pacientes mais velhos. Tudo para assegurar uma vida longa e produtiva.

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Confira as principais dicas:

1. Deixar em dia a vacinação.

“A vacina contra a influenza (gripe) reduz a incidência da doença, assim como suas taxas de hospitalização e morte, mas é importante lembrarmos outras vacinas que fazem parte do calendário vacinal do idoso”, ressalta a médica. Imunização contra o pneumococo (causador da pneumonia), hepatite B, herpes zoster (popularmente conhecida como “cobreiro”) e tríplice bacteriana contra tétano, difteria e coqueluche também são muito importantes.

2. Acompanhamento médico para monitorar doenças.

Atuar no rastreamento de doenças – como hipertensão, diabetes, osteoporose e câncer – tem influência direta com a qualidade de vida do idoso. “Devemos monitorar ainda sintomas e condições que tenham impacto na saúde, qualidade de vida e segurança dos idosos, incluindo declínio cognitivo, depressão, instabilidade de marcha e quedas, perda de peso e declínio funcional”, ressalta a geriatra.

3. Praticar exercícios físicos regularmente.

A profissional sugere a inclusão de exercícios físicos no dia a dia – desde que com o acompanhamento de profissionais habilitados para evitar lesões e agravos à saúde. Entre as categorias de exercícios que devem fazer parte do programa de atividades físicas dos idosos estão os aeróbicos, de fortalecimento muscular (musculação ou treinamento de resistência) e de equilíbrio (a exemplo do tai chi chuan).

4. Ter cuidado com hábitos não saudáveis

Abandonar o cigarro, limitar o consumo de álcool e ter cuidado com a alimentação desregrada são alguns dos pontos essenciais para envelhecer bem. O paciente deve ter cuidado com hábitos não saudáveis. “Os idosos devem fazer três refeições principais, com três lanches nos intervalos entre elas. Devem comer devagar, mastigando bem os alimentos, o que contribui para a sensação de saciedade, facilita a digestão e a absorção dos nutrientes. Devem ainda evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, e beber, no mínimo, dois litros de água por dia”, acrescenta.


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