Uso de óculos na prática de esportes é essencial, alerta oftalmologista

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/03/2016 às 17:00
volei-235 FOTO:

Imagem de homem jogando vôlei de praia com óculos escuros (Foto: Divulgação) tividades que requerem contato com sol, areia ou produtos químicos, por exemplo, exigem cuidados especiais. Esportes de contato também pedem proteção dos óculos (Foto: Divulgação)

A prática de esportes além de ser uma opção saudável de lazer, faz bem ao corpo e à mente. Mas, é necessário ficar atento ao uso de uniformes adequados e equipamentos de proteção, principalmente os óculos - item muitas vezes esquecido pelos atletas e amadores. Atividades que requerem contato com sol, areia ou produtos químicos, por exemplo, exigem cuidados especiais. Esportes de contato também pedem proteção, mas até com estes protetores é preciso estar atento.

Leia também:

» Oftalmologista lista as principais dicas sobre cuidados com os olhos no verão

» Cuidado na hora de escolher e usar os óculos de sol. Confira dicas de oftalmologista

» Confira 5 dicas para ter boa visão depois dos 60 anos

Segundo o oftalmologista Lúcio Maranhão, os óculos são indispensáveis para profissionais ou amadores de esportes, como vôlei ou natação. "O contato com o sol, a areia e produtos químicos utilizados na piscina, como o cloro, podem prejudicar bastante a visão”, alerta. No caso de pessoas expostas aos raios ultravioleta, por exemplo, os óculos escuros são primordiais e precisam sempre ter qualidade comprovada. Isto porque as lentes escuras informam à pupila que uma menor quantidade de luz está incidindo sobre ela, de forma que se dilata. Caso os óculos não tenham a proteção adequada, prejudicam a pessoa mais do que se ela estivesse sem eles, pois a pupila estará mais aberta para receber a luz.

O olho está localizado em um estojo ósseo, comumente conhecido por órbita, mas a área não é suficiente para proteção em todas as condições advindas de traumatismos. É o que ressalta o especialista. "Dentre os problemas que podem decorrer da prática de atividades de contato com pessoas ou bolas, como tênis ou basquete, por exemplo, estão perfurações do globo ocular, lesões como luxação, hemorragias internas, fratura da órbita e até mesmo deslocamento da retina", pontua Maranhão.

Nesses casos, os óculos de proteção devem ser usados, mas desde que elaborados com o material adequado - como lentes incolores em policarbonato, que resistem a altos impactos e impedem a quebra das lentes sem machucar os olhos. "De outra forma, em materiais diferentes, eles podem estilhaçar no rosto devido ao impacto e causar ainda mais problemas", explica.

Alguns praticantes de esportes têm uma necessidade ainda maior de proteção. "É o caso de pessoas com alta miopia, visão em apenas um olho, pacientes operados recentemente ou que possuem alguma doença ocular", finaliza o médico.