Oftalmologista lista as principais dicas sobre cuidados com os olhos no verão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/12/2015 às 14:33
crianca-oculos-235 FOTO:

Imagem de menina com óculos escuros (Foto: Divulgação) Cuidados com os olhos no verão devem ser redobrados, principalmente com as crianças (Foto: Divulgação)

Com a chegada do verão, é importante não tomar apenas alguns cuidados não apenas com a pele e o cabelo mas também com a saúde dos nossos olhos. Por isso, os especialistas recomendam prestar atenção em detalhes que podem passar desapercebidos nesse período e que podem prejudicar a visão.

Para quem gosta de marcar presença nas praias, muito cuidado com a areia. Ela pode representar perigo, a exemplo da contaminação por toxocaríase, causada pelos parasitas Toxocara canis e o Toxocara cati. Segundo a oftalmologista Liana Ventura, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), a doença é transmitida por contaminação através de gatos, cachorros ou carnes cruas, podendo também ser contraída na praia, caso a areia esteja infectada por fezes de animais. "O toxoplasma gondii tem especial atração pela retina e cérebro, podendo causar baixa visual e calcificações cerebrais, convulsão", alerta.

Leia também:

» Cuidado na hora de escolher e usar os óculos de sol. Confira dicas de oftalmologista

» Nove coisas que devemos saber sobre a visão e a saúde dos olhos

» Úlceras oculares podem prejudicar a visão, alerta especialista

Outra questão importante diz respeito ao uso do protetor solar. É preciso evitar que o suor, o banho de mar ou de piscina façam com que o líquido caia no olho. "Nesses casos, além da ação solar, pode haver uma queimadura química ocular", ressalta a especialista. Outro fator que pode desencadear esse tipo de lesão é a exposição excessiva ao cloro da piscina.

Aqueles que usam lentes de contato não devem mergulhar com as lentes, pois pode haver uma contaminação por Acanthamoeba, a doença causada pela ameba parasita. "Em situação alguma este uso é permitido. E o ideal é que, além de retirar a lente, faça-se uso dos óculos de mergulho", explica a médica.

O uso dos óculos escuros também é essencial, principalmente nesse período. E deve ser encarado como muito mais do que um artigo de beleza. Óculos escuros inadequados, sem a devida proteção dos raios ultravioleta, são contraindicados. Isso porque a A pupila tem a finalidade de regular automaticamente a quantidade de luz que entra nos olhos, quando a pessoa é exposta a ambientes claros e escuros. Em ambientes ensolarados, os óculos de sol de qualidade, adquiridos em óticas reconhecidas, têm proteção às radiações solares e bloqueiam a entrada excessiva da luz, protegendo o olho. Aqueles comprados sem o selo de proteção ultravioleta "enganam" a pupila por causa do falso ambiente escuro proporcionado pelas lentes, podendo causar sérios prejuízos à saúde ocular.

Vale lembrar que o uso de óculos escuros é recomendado tanto para adultos quanto para as crianças. "Quanto mais cedo a criança for estimulada a usar óculos escuros, melhor. Isso porque doenças relacionadas ao sol geralmente só se manifestam depois de muitos anos", pontua a especialista.

A oftalmologista também indica o uso de lubrificantes oculares, como os colírios. No período de férias, com o aumento do uso de computadores e vídeo games, a atividade de piscar fica reduzido e os olhos, consequentemente, mais secos. "É aquele caso do menino que nem pisca para o boneco não morrer. Só é preciso atenção para utilizar apenas lubrificantes receitados pelos especialistas", finaliza Liana Ventura.