Aplicativo ajuda no tratamento de pacientes com TDAH

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/03/2016 às 16:10
TDAH FOTO:

Imagem de criança (Foto: Guga Matos / JC Imagem) Ideia é que pontos sensíveis para quem tem TDAH sejam trabalhados e que uma rotina seja estabelecida com a ferramenta, disponível para sistemas iOS e Android (Foto ilustrativa: Guga Matos / JC Imagem)

O grupo farmacêutico Novartis acabou de lançar no Brasil o Life Coach, aplicativo que tem como objetivo auxiliar o tratamento multidisciplinar de pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). Desenvolvida na Suécia por psiquiatras especializados no transtorno, a ideia é que pontos sensíveis para quem tem TDAH sejam trabalhados e que uma rotina seja estabelecida com a ferramenta, já que essa pode ser uma das dificuldades causadas pela doença, assim como hiperatividade e desatenção. o aplicativo gratuito está disponível em português na Apple Store (iOS) e Google Play (Android).

Leia também:

» TDAH: psiquiatra ensina a lidar com distúrbios de comportamento infantil

» Conheça a ginástica cerebral, método que desenvolve as habilidades do cérebro

» Infância: atenção para problemas de aprendizado e concentração

O Life Coach funciona como suporte cotidiano para o acompanhamento do tratamento, auxiliando médico e paciente a administrar da melhor forma a doença. É possível, por exemplo, que o paciente registre objetivos a serem alcançados em seu dia a dia, como a realização de simples atividades pessoais: pagar as contas, arrumar o quarto e horário para estudar, por exemplo. As metas, alcançadas ou não, são registradas pelo paciente em um diário, no próprio aplicativo, e enviadas ao médico, que poderá analisá-las na próxima consulta.

Com base nos objetivos alcançados, novos temas podem ser propostos, de acordo com a evolução desse paciente. O app pode ser usado por todos os perfis de pacientes com TDAH. No caso de crianças, os pais - ou cuidadores - podem ser os responsáveis pela interação com a ferramenta.