Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Sport iguala pior momento na Série A, mas ainda longe de seu maior jejum nos pontos corridos

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 21/08/2017 às 17:15
Foto: Vinnícius Silva/Estadão Conteúdo.
Foto: Vinnícius Silva/Estadão Conteúdo.

O quarto jogo seguido sem vitória alcançado com a derrota para o Cruzeiro por 2x0 no domingo (20) já iguala o pior momento do Sport no Brasileirão 2017. No início da competição, o Leão passou quatro rodadas em branco, da derrota para o Vasco em São Januário por 2x1 até empatar com o Atlético Mineiro por 2x2 no Independência. A zica acabou com a primeira vitória fora de casa, diante do Santos, na Vila Belmiro. O hiato atual iguala a pior marca da equipe alcançada no ano passado, quando só conseguiu vencer na quinta rodada: 1x0 sobre o Santa Cruz, no Arruda.

No histórico de pontos corridos, o time da Ilha tem outros jejuns bem maiores que o desta edição, ainda que, em algumas oportunidades tenha terminado em boas colocações. Comecemos por 2007, quando os leoninos disputaram a Série A no atual formato pela primeira vez. O jejum máximo foi de seis jogos entre a segunda rodada (3x1 para o Vasco) e a sétima 1x0 para o Paraná. O fim foi decretado quando o time goleou o Náutico por 4x1 na Ilha. A equipe terminaria em 14º lugar com 51 pontos.

Leia mais:

Sport contrata promessa do futebol feminino para temporada 2018

Projeto da arena é modificado e Sport busca parceiros para viabilizar

Má fase de Diego Souza: ídolo cabisbaixo e time abalado

A relação tamanho do hiato x colocação final não obedece um roteiro. Dependeu muito do que os rubro-negros fizeram quando estavam num ritmo normal de vitórias, empates e derrotas. Em 2008, por exemplo, o período foi de oito partidas entre a 26ª e 33ª rodadas. Além de vencer a Copa do Brasil daquele ano, o Sport segurou a 11ª posição com 52 pontos.

No ano seguinte - 2009 - o jejum aumentou e a presença na elite acabou. O seca começou na 11ª rodada, no dia 16 de julho. Só veio terminar no dia 22 de agosto. Foram dez partidas com dois empates e oito derrotas. O Leão foi rebaixado na lanterna com apenas 31 pontos.

Seriam dois anos na Série B até voltar à divisão principal em 2012. E neste ano o Leão teve sua pior sequência na história: 11 partidas sem vencer, com direito a quatro empates e sete derrotas. Foi mais de um mês sem conquistar três pontos na mesma partida. Começou em 18 de julho com uma derrota por 3x1 para o Grêmio e acabou no dia 2 de setembro, vencendo o Santos por 2x1. O time ainda lutou mas não evitou a queda em 17º lugar, com 41 pontos.

O novo período na segunda divisão foi curto. O Sport ficou em terceiro lugar em 2013 e emendou a atual sequência, sua melhor na Série A com os pontos corridos. Voltou em 2014 e teve como pior momento o intervalo entre a 24ª e a 31ª rodadas. Encerrou a participação com o 11º lugar (52 pontos).

O retrospecto mais curioso ficou guardado para o ano seguinte. Justamente em sua melhor campanha desde 2000, o rubro-negro igualou a segunda pior sequência. Chegou a ficar dez rodadas sem vencer entre 25 de julho e 10 de setembro. A diferença é que os feitos antes e depois desse jejum compensaram o período ruim. Para se ter uma ideia, quando começou a má fase o time era o quarto colocado. Quando ela terminou era o 11º. No final, sexto lugar com 59 pontos, números que, atualmente, dariam uma vaga para disputar o matam-mata prévio da Libertadores.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias