Flamengo, Palmeiras e Corinthians são as maiores torcidas... a cair em golpe no WhatsApp

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/05/2017 às 14:20
times FOTO:

Essa notícia é particularmente triste para mim, porque eu avisei a vocês sobre esse golpe. Lembra do link que prometia mudar as cores do seu WhatsApp para combinar com as do seu time favorito? Ná época que anunciamos isso, em janeiro, mais de 1 milhão de pessoas já tinham caído nele. Pois é, esse número dobrou nos últimos meses.

O pessoal da PSafe, que deu o primeiro alerta, trouxe até uns dados interessantes sobre o golpe. Até o momento, a armadilha já afetou mais de 400 mil torcedores rubro-negros; 382 mil torcedores do palmeiras e 358 mil corintianos. "Ao todo, torcedores de 15 clubes de diferentes estados brasileiros acabaram vítimas do ataque", afirma a empresa.

Leia mais

10 motivos que têm levado a um aumento dos golpes voltados a dispositivos móveis

Caiu num golpe de WhatsApp? Saiba o que fazer

O golpe consiste no recebimento de mensagens de contatos conhecidos, ou de algum grupo do WhatsApp, convidando o usuário a clicar no anúncio da promoção para poder personalizar a rede social com o tema de seu time de coração.

Ao clicar no link relacionado ao seu clube, a vítima é direcionada para uma página na qual deve compartilhar o suposto serviço para oito amigos ou dez grupos via WhatsApp e também é induzido a preencher seus dados em serviço de SMS pago para, só então, poder baixar o falso pacote de personalização. Com essa iniciativa, o cibercriminoso consegue disseminar com maior velocidade o seu golpe, atingindo um grande número de vítimas.

Gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni explica que o golpe utiliza duas paixões do brasileiro – o futebol e o WhatsApp – para se disseminar. “Ao explorar temas muito populares, como o esporte, e utilizar a velocidade de redes sociais, como o WhatsApp, os hackers conseguem gerar golpes de alto impacto. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp”, alerta.

Nossa galeria de golpes:

Alerta: cuidado com o teste “Qual Celebridade Você Se Parece?”

Páginas se passam por grandes varejistas para disseminar promoções falsas no Facebook

Promessa de alterar a cor do WhatsApp esconde golpe que já afetou mais de 1 milhão de usuários

Recém-lançado, recurso de chamada de vídeo no WhatsApp já é alvo de golpes

Alerta: não caia no golpe da McDonald’s no WhatsApp

“Veja quem visitou seu perfil” – Golpe do Facebook mudou e agora mira usuários do WhatsApp

Cuidado com o golpe do Burguer King no Whatsapp